Estágio de Administração em Fisioterapia uma proposta inovadora articulando teoria, prática e desenvolvimento de novas habilidades
um relato de experiências
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i1.54862Palabras clave:
políticas, planejamento e administração em saúde, gestão em saúde, fisioterapia, formação acadêmicaResumen
Introdução: entre as competências determinadas na formação profissional do fisioterapeuta, destaca-se o desenvolvimento da administração e do gerenciamento, capacitando-o para desempenhar funções de gestão de serviços de saúde, planejamento e da organização. Objetivos: este trabalho visa apresentar, por meio de um relato de experiências, as habilidades desenvolvidas durante o estágio de Administração em Fisioterapia. Metodologia: o referido estágio realizado na Clínica Escola de Fisioterapia (CEF), do Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde, da Universidade Federal da Bahia, é de caráter não-obrigatório, com uma carga horária de 20 horas semanais e ajustado ao cronograma acadêmico. Atividades como a organização cadastral dos pacientes assistidos na CEF; o gerenciamento da produtividade dos atendimentos; o auxílio ao corpo profissional, acadêmicos e demais prestadores de serviços e a
construção de projetos de pesquisa e extensão destacam-se entre as principais. Resultados: materiais didáticos e educacionais têm sido confeccionados para dar suporte às essas atividades desenvolvidas. Habilidades comunicacionais, relacionais e para a resolução de problemas são as que se destacam. Conclusão: o estágio de Administração em Fisioterapia vem contribuindo para o aprendizado sobre o gerenciamento de pessoas, de processos de trabalho e a forma de lidar com os conflitos e desafios. Vem adicionalmente, construindo um arcabouço teórico-prático enriquecedor para a vivência acadêmica, preparando para uma carreira profissional mais qualificada e para uma atuação no serviço público e/ou privado com uma visão resolutiva, dinâmica, criativa e baseada em evidências
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