Proteína de Transferência de Colesterol Esterificado (CETP): potencial dos inibidores de CETP na redução da incidência de doenças cardiovasculares associadas à hipertrigliceridemia e baixos níveis do HDL-C
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v10i2.5226Palabras clave:
Inibidores de CETP. HDL-Colesterol. Doença Cardiovascular.Resumen
O efeito cardioprotetor da lipoproteína de alta densidade (HDL) é, principalmente, atribuída ao seu papel no transporte reverso do colesterol (RCT), propriedades antioxidativas e antiinflamatórias. Estudos epidemiológicos têm claramente mostrado que o baixo nível do colesterol da HDL é marcador independente de risco para o desenvolvimento da doença arterial coronária. A proteína de transferência de éster de colesterol é uma glicoproteína, predominantemente, produzida no fígado e tecido adiposo, a qual tem importante papel no metabolismo da HDL e RCT. Vários estudos têm mostrado que a atividade aumentada da CETP pode conferir risco de eventos cardiovasculares na presença de hipertrigliceridemia e HDL-C baixo, mas não na presença de perfil lipídico normal. Por outro lado, moléculas derivadas com atividade inibitória da CETP, ex. anacetrapib, diminuem a afinidade da CETP por partículas lipoprotéicas e, inibem a transferência mediada de colesterol, resultando em concentração de HDL-Colesterol elevado e reduções nos níveis de LDL-colesterol. Devido ao inesperado aumento de eventos cardiovasculares e mortalidade causado por um dos medicamentos dessa classe o Torcetrapib, estudos clínicos são necessários para demonstrar se as modificações favoráveis no perfil lipídico induzidas pela inibição da CETP , contribuirão para a proteção contra a aterosclerose.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.