Proteína de Transferência de Colesterol Esterificado (CETP): potencial dos inibidores de CETP na redução da incidência de doenças cardiovasculares associadas à hipertrigliceridemia e baixos níveis do HDL-C
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v10i2.5226Keywords:
Inibidores de CETP. HDL-Colesterol. Doença Cardiovascular.Abstract
O efeito cardioprotetor da lipoproteína de alta densidade (HDL) é, principalmente, atribuída ao seu papel no transporte reverso do colesterol (RCT), propriedades antioxidativas e antiinflamatórias. Estudos epidemiológicos têm claramente mostrado que o baixo nível do colesterol da HDL é marcador independente de risco para o desenvolvimento da doença arterial coronária. A proteína de transferência de éster de colesterol é uma glicoproteína, predominantemente, produzida no fígado e tecido adiposo, a qual tem importante papel no metabolismo da HDL e RCT. Vários estudos têm mostrado que a atividade aumentada da CETP pode conferir risco de eventos cardiovasculares na presença de hipertrigliceridemia e HDL-C baixo, mas não na presença de perfil lipídico normal. Por outro lado, moléculas derivadas com atividade inibitória da CETP, ex. anacetrapib, diminuem a afinidade da CETP por partículas lipoprotéicas e, inibem a transferência mediada de colesterol, resultando em concentração de HDL-Colesterol elevado e reduções nos níveis de LDL-colesterol. Devido ao inesperado aumento de eventos cardiovasculares e mortalidade causado por um dos medicamentos dessa classe o Torcetrapib, estudos clínicos são necessários para demonstrar se as modificações favoráveis no perfil lipídico induzidas pela inibição da CETP , contribuirão para a proteção contra a aterosclerose.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.