SARS-CoV-2/COVID e Diabetes Mellitus Tipo 1
uma Abordagem com Imunoinformática
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i1.50821Palabras clave:
SARS-CoV-2, Diabetes mellitus tipo 1, Mimetismo molecular, ImunoinformáticaResumen
Introdução: SARS-CoV-2 foi sugerido como um possível causador de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) de início recente, no entanto, não há evidências consistentes de que o SARS-CoV-2 possa desencadear DM1. Objetivo: avaliar a possível semelhança entre as sequências de AA da insulina humana e da descarboxilase-65 do ácido glutâmico humano (GAD65) com as proteínas SARS-CoV-2/ COVID, para explicar o possível desencadeamento do DM1. Metodologia: as sequências de AA da insulina humana, da GAD65 e do SARS-CoV-2 foram obtidas no banco de dados de informações do arquivo do Protein Data Bank (RCSB PDB). Para predição de epítopos foi utilizado o NetMHCpan v4.1. As sequências foram comparadas utilizando o BLAST para a comparação dos epítopos e o Pairwise Structure Alignment para avaliar a similaridade protéica. Resultados: o percentual de similaridade entre os epítopos variou de 45 a 60% (P 0,048), tanto entre a insulina humana e o SARS-CoV2 quanto entre a GAD65 e o SARS-CoV2, enquanto que a similaridade de
AA das amostras avaliadas variou de 5,00% a 45,45% entre a insulina humana e o SARS-CoV2 e de 10,45% a 22,22% entre a GAD65 e o SARS-CoV2. Conclusão: verificamos uma similaridade das sequências entre os epítopos e a sequência de AA entre SARS-CoV-2 / COVID e a insulina humana e a GAD65, o que do ponto de vista imunológico, através do mimetismo molecular, poderiam levar à produção de uma resposta cruzada imunológica para autoantígenos, com quebra de auto-tolerância, que poderia assim desencadear o DM1.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.