Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBa.
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v6i1.4151Palabras clave:
pediatria - ensino e aprendizado, pedagogia médica.Resumen
O estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidente.Descargas
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Publicado
2007-01-02
Cómo citar
Ribeiro, L. A. P., Dias, C. P. F., Jesuíno, F. A., Alcântara, T. Q. N., Figueiredo, I. C., Sá, A. C. S., Bastos, C. M., Suñé, R. S., Belitardo, P. M. M., Oliveira, C. S., Santana, M. C., Casqueiro, J. B., Lopes, D. M. C., Adan, L. F., & Silva, L. R. (2007). Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBa. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 6(1), 63–68. https://doi.org/10.9771/cmbio.v6i1.4151
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