P300: avaliação do potencial evocado cognitivo em crianças com e sem TDAH
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v8i2.4071Palabras clave:
Audiometria de Resposta Evocada, Potencial Evocado P300, Potenciais Evocados Auditivos, Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeResumen
Este estudo apresenta o resultado da investigação do potencial cognitivo P300 em crianças com TDAH, em comparação com um grupo de crianças sem TDAH. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, que estimou a latência e a amplitude do P300 em crianças portadoras de TDAH, em comparação com crianças sem sintomas de TDAH. A casuística foi composta por 56 indivíduos na faixa etária de 7 a 16 anos, 25 dos quais pertenciam ao grupo com diagnóstico de TDAH e 31 sem sintomas de TDAH Todos os participantes, representados pelos pais ou responsáveis legais, responderam a um questionário para levantamento de dados sociodemográficos, dados de saúde geral, queixas específicas e desempenho escolar. As crianças foram submetidas a testes para avaliação da audição periférica e potencial evocado cognitivo (P300). Foi observado que os portadores de TDAH possuem latências maiores e amplitude menores, quando comparados com as crianças do grupo de controle, verificando-se significância estatística apenas para o grupo de maior faixa-etária (11 a 16 anos).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-06-02
Cómo citar
Borja, A., & Ponde, M. (2009). P300: avaliação do potencial evocado cognitivo em crianças com e sem TDAH. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 8(2), 198–205. https://doi.org/10.9771/cmbio.v8i2.4071
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.