Risco nutricional e fatores associados em pacientes hospitalizados pelo Sistema Único de Saúde: comparação entre os sexos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.37838Palabras clave:
Comprometimento nutricional. Hospitalização. Ingestão alimentar. Nutrição clínica. Perda de peso.Resumen
Introdução: a desnutrição representa um problema clínico-nutricional frequente em pacientes hospitalizados, sendo que a detecção precoce do risco nutricional torna-se fundamental, pois possibilita à equipe multidisciplinar o início imediato de uma conduta dietética adequada, minimizando o sinergismo entre a desnutrição e os demais fatores clínicos. Objetivo: determinar o risco nutricional, associando com o estado nutricional, estilo de vida e variáveis clínicas de hospitalização de pacientes internados pelo SUS, comparando tais condições entre os sexos. Metodologia: trata-se de estudo transversal. Para avaliação do risco nutricional dos pacientes hospitalizados foi utilizado o protocolo de triagem nutricional Nutricional Risk Screening (NRS) 2002, além disso foram coletados dados antropométricos, clínicos, sociodemográficos e dietéticos para comparação com o risco nutricional. Resultados: a amostra foi composta por 100 pacientes, sendo 50% adultos e 50% idosos, com média de idade de 56,11±19 anos, sendo a maioria do sexo masculino (51%). O risco nutricional esteve presente em 34% dos pacientes avaliados, sendo 58,8% no sexo feminino e 41,2% no sexo masculino. Não houve diferença das demais variáveis quando comparadas entre os sexos (p>0,05). A maior prevalência de risco observada foi em idosos (27%). Conclusão: o risco nutricional obteve maior prevalência nos pacientes idosos, porém não houve diferença entre os sexos. Sabe-se que a presença de comorbidades e uma inadequada aceitação da dieta por parte dos mesmos pode levar a uma piora significativa do estado nutricional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.