Perfil sociodemográfico, comportamental e nutricional de adultos atendidos em uma Clínica-escola de Nutrição em Salvador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i3.24383Palabras clave:
Assistência Ambulatorial. Características da População. Estado Nutricional. Adulto.Resumen
Introdução: o levantamento das características da população que frequenta as clínicas-escola de Nutrição é indispensável para a organização do serviço, bem como para o planejamento e a implementação de estratégias de prevenção e controle de agravos nutricionais. Objetivo: identificar o perfil socioeconômico, demográfico, comportamental e nutricional de pacientes adultos atendidos em uma clínica-escola de Nutrição em Salvador, Bahia. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com dados secundários obtidos de prontuários de pacientes adultos atendidos na clínica-escola de Nutrição de uma Instituição Pública de Ensino Superior, no período de julho de 2012 a junho de 2013. Resultados: a população do estudo foi constituída por 424 indivíduos, com predominância de: sexo feminino (83,7%); faixa etária de 20 a 29 anos (34,4%); autodeclarados pretos (54,2%); solteiros (53,8%); ensino médio completo (34,6%); renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (54,9%), não etilistas (58%) e não tabagistas (96,2%). A prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 37,3% e 35,6%, respectivamente. Conclusão: as características sociodemográficas e comportamentais e o estado nutricional, segundo o Índice de Massa Corporal, dos pacientes atendidos na clínica-escola foram semelhantes às descritas em estudos realizados em outros ambulatórios. O conhecimento do perfil dos usuários pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados e planejamento de ações de educação nutricional efetivas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.