Metodologias ativas auxiliando no aprendizado das ciências morfofuncionais numa perspectiva clínica: um relato de experiência

Autores/as

  • Mussio Pirajá Mattos Farmacêutico. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.20159

Palabras clave:

Anatomia Clínica. Educação médica. Aprendizagem ativa. Ensino.

Resumen

Introdução: o estudo da anatomia é encarado algumas vezes com obstáculos que não permitem motivação e engajamento dos estudantes prejudicando o seu desempenho. É importante renovar e buscar outras práticas pedagógicas, inserindo metodologias inovadoras, que permitam dinamizar as aulas das ciências morfofuncionais favorecendo a formação de profissionais críticos, reflexivos e com maior tomada de decisões. Objetivo: relatar a experiência no uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Morfofuncional no curso de Medicina da UFOB. Metodologia: realizou-se um relato observacional e descritivo das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem utilizados na disciplina Morfofuncional de forma interdisciplinar e inovadora. Os métodos ativos utilizados foram mapa conceitual, estudo de caso e construção de peças anatômicas, na qual os discentes foram instruídos a confeccionar modelos anatômicos didáticos que auxiliassem na compreensão da anatomia dos diferentes sistemas do corpo humano, associando a fisiologia e a aplicação clínica para dar significado ao aprendizado. Resultados: as peças anatômicas desenvolvidas estão relacionadas com: deformidade do raquitismo; distrofia muscular de duchenne; condromalácia patelar; acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação do osso metatarsal; lesão no ligamento colateral medial do joelho; síndrome do ovário policístico; doença de crohn; endometriose; hipertireoidismo e a gastrite. Os discentes mostraram-se satisfeitos com a dinâmica anatômica, principalmente com absorção do conhecimento e a aplicação clínica. Conclusão: a experiência permitiu uma boa alternativa no ensino das ciências morfofuncionais estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar, motivação ao trabalhar com problemas reais, interesse, investigação, planejamento, execução e construção do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Mussio Pirajá Mattos, Farmacêutico. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Mestre (2015) em Farmácia pelo Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPGFAR-UFBA) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lotado em Salvador e Farmacêutico (2012) graduado pela UFBA, Campus Avançado Anísio Teixeira, Vitória da Conquista. Atualmente faz o curso "Vivências em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem" pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB (2016). Tem experiência na área de Farmácia, atuando em trabalhos de Pesquisa e Extensão em Aspectos Clínicos e Farmacológicos para Saúde Materna e Infantil, relacionando o Uso, segurança e orientação de medicamentos utilizados por gestantes, lactantes e crianças, com ênfase na promoção do uso apropriado de medicamentos.  Projeto de Extensão Fato e Ficção sobre Drogas. Foi membro do Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Endócrina e Cardiovascular - LAFFEC, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Biorregulação. Atualmente, coordena o Projeto de Extensão "Cinema, Saúde e Drogas: Metodologias ativas auxiliando no reconhecimento de avanços científicos, tecnológicos, sociais e culturais de classes terapêuticas e tecnologias em saúde" (Utilizando obras cinematográficas como ferramenta metodológica para discussão de temas relacionados a Psicofarmacologia, Doenças neurodegenerativas, Desenvolvimento de fármacos, Tecnologia em saúde e Ética profissional), e o Projeto de Extensão denominado "Desafio anatômico: Metodologias ativas da disciplina Morfofuncional capazes de auxiliar no aprendizado em Anatomia humana", ambos na UFOB. Atualmente é docente das disciplinas Morfofuncional II e IV para o curso de Medicina e Anatomia Humana para os cursos de Farmácia e Nutrição da UFOB, ambos utilizando metodologias ativas.

Publicado

2017-10-27

Cómo citar

Mattos, M. P. (2017). Metodologias ativas auxiliando no aprendizado das ciências morfofuncionais numa perspectiva clínica: um relato de experiência. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(2), 146–150. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.20159

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