Investigação do sexo e idade por meio de mensurações interforames em crânios secos de adultos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.8133Keywords:
Odontologia legal, Sexo, Idade, CrânioAbstract
Introdução: A Odontologia Legal tem grande importância no processo de identificação, principalmente quando os profissionais da área recebem para análise apenas a porção cefálica do corpo. Objetivo: a meta deste estudo é verificar o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações interforames em crânios secos de adultos. Metodologia: Os autores estudaram uma
amostra de 160 crânios secos, sendo 80 masculinos e 80 femininos, que pertenceram a indivíduos com idade acima de 20 anos, e com sexo e idade conhecidos com absoluta segurança. Os crânios estudados eram de pessoas cujos familiares não reclamaram os ossos no tempo hábil administrativo estabelecido pelo Cemitério e que estavam sendo encaminhados para incineração. Foram realizadas as seguintes mensurações: distância entre os forames ovais, distância entre os forames espinhosos e distância entre os forames estilomastóides. Resultados: De acordo com a análise estatística, houve índice de acerto de 72,7% por regressão logística e 69,3% pela análise discriminante. Foi também verificada a média e intervalo de confiança através do teste t e utilizado o método da regressão linear múltipla para a predição da idade, constatando que o modelo não foi significativo (p=0,1121). Conclusão: Os resultados permitiram a elaboração de metodologia estatística para o diagnóstico do sexo e idade em observações futuras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.