Fatores de risco relacionados à ocorrência da síndrome de burnout em profissionais de saúde que atuam em maternidades públicas durante a pandemia do Coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i3.48111

Palavras-chave:

Pandemia. Saúde do Trabalhador. Esgotamento Profissional. Maternidades

Resumo

Introdução: os desafios da atual pandemia impuseram aos profissionais de saúde a adequação do processo de trabalho, inclusive nas maternidades, que muitas vezes estava em contradição direta com as evidências de humanização da assistência. Isso pode resultar em níveis crescentes de danos ocupacionais. Objetivo: analisar os fatores associados à Síndrome de Burnout (SB) entre profissionais de saúde que atuam na assistência às gestantes, puérperas e recém-nascidos nas maternidades públicas de Aracaju durante a pandemia do coronavírus. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com profissionais de saúde que atuavam na assistência materno-infantil nas maternidades. Resultados: A amostra foi realizada por conveniência e contou com a participação de 218 profissionais, os achados revelaram que 98,2% dos profissionais apresentaram sintomatologia positiva ao menos em uma das três dimensões avaliadas, que sugeriram o diagnóstico da SB. Conclusão: a pandemia trouxe forte impacto à saúde emocional às equipes das maternidades estudadas o que resultou em uma alta ocorrência da SB. Com base na presença dos fatores que predispuseram ao surgimento da síndrome pode ser sugerido uma implementação de ações que busquem cuidar do ambiente de trabalho desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derijulie Siqueira de Sousa, Universidade Tiradentes

Mestre e Doutoranda em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil. 

Andreia Centenaro Vaez, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Professora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil. 

Thialla Andrade Carvalho, Instituto Federal de Sergipe

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Enfermeira do Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil. 

Carla Viviane Freitas de Jesus, Universidade Tiradentes

Doutora em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Margarete Zanardo Gomes, Universidade Tiradentes

Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Titular da Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Francisco Prado Reis, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo. Professor Titular da Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Siqueira de Sousa, D., Vaez, A. C. ., Carvalho, T. A. ., Jesus, C. V. F. de ., Gomes, M. Z. ., & Reis, F. P. . (2022). Fatores de risco relacionados à ocorrência da síndrome de burnout em profissionais de saúde que atuam em maternidades públicas durante a pandemia do Coronavírus. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 21(3), 535–540. https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i3.48111

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)