Perfil de pacientes pediátricos com doenças inflamatórias intestinais, atendidos em ambulatório de referência na cidade de salvador.
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.6972Keywords:
Proctocolite. Doença de Crohn. Pediatria.Abstract
Introdução: as doenças inflamatórias intestinais são doenças heterogêneas, decorrentes de um processo inflamatório crônico e que seiniciam na faixa etária pediátrica em torno de 25% dos casos. As crianças, em geral, apresentam quadros iniciais mais graves e extensosda doença e importante comprometimento nutricional. Nas últimas décadas, estudos epidemiológicos evidenciaram um aumento daincidência dessas patologias. Objetivo: avaliar uma série de casos de crianças e adolescentes com doenças inflamatórias intestinais,atendidas em um ambulatório especializado no Estado da Bahia, no ano de 2012. Metodologia: os pacientes foram selecionadosatravés de busca ativa dos prontuários, com os seguintes critérios de inclusão: acompanhamento regular no serviço, diagnosticadosno período de janeiro de 2006 a dezembro de 2012, com critérios clínicos, radiológicos, endoscópicos e/ou histopatológicos quecomprovassem o diagnóstico de doença inflamatória intestinal. Resultados: foram selecionados 30 pacientes e houve predominânciado diagnóstico de RCU, quando comparada à DC (60% e 40%, respectivamente). Os sintomas tiveram início antes dos 10 anos deidade em 70% dos pacientes. O período entre o início dos sintomas das DII e o diagnóstico foi superior a 1 ano em 46,6% dos casos. Arelação peso para idade foi abaixo do percentil 3 em 60% dos pacientes ao diagnóstico. Conclusão: é necessária uma maior divulgaçãode protocolos diagnósticos com o objetivo de ampliar o conhecimento dos pediatras acerca das doenças inflamatórias intestinais, afim de que o diagnóstico seja mais precoce e o encaminhamento feito de modo adequado para os serviços de referência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.