Estado antropométrico de pacientes pediátricos com doença inflamatória intestinal
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i3.46952Keywords:
Pediatria, Colite Ulcerativa, Doença de Crohn, AntropometriaAbstract
Introdução: a Doença Inflamatória Intestinal (DII) é decorrente de vários fatores que provocam alteração na homeostase do microbioma na resposta imune e no aumento da permeabilidade intestinal. O estado nutricional inadequado, principalmente em pacientes pediátricos com DII, representa prognóstico ruim e pode influenciar na resposta ao tratamento, à morbidade e à mortalidade. Objetivo: esse estudo teve objetivo de caracterizar o estado antropométrico de pacientes pediátricos atendidos em um ambulatório referência para DII. Metodologia: a amostra foi constituída por pacientes atendidos em primeira consulta no ambulatório, de junho de 2020 até fevereiro de 2021. Foram incluídos pacientes com diagnóstico clínico de Doença de Cronh e Colite Ulcerativa, de ambos sexos, com idade entre 2 a 19 anos. Resultados: dos pacientes com CU, 54,7% apresentaram adequado estado nutricional e 45,3% dos pacientes com DC. O percentual de déficit de massa muscular foi de 47,6% dos pacientes com CU e 52,4% dos pacientes com DC.
A baixa estatura foi de 37,5% nos pacientes com CU e 62,5% com DC. Conclusão: a avaliação nutricional de crianças e adolescentes portadores de doenças inflamatórias intestinais deve fazer parte da rotina de atendimento, para que sejam promovidas práticas alimentares saudáveis que favoreçam o crescimento, recuperação ponderal e manutenção de massa muscular
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.