Fatores de risco para osteoporose em uma amostra da população de atenção primária em São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.43512Keywords:
Osteoporose. Fratura óssea. Cálcio.Abstract
Introdução: a segurança é considerada um pilar da qualidade dos cuidados à saúde e seu sucesso depende do comprometimento
individual e coletivo, porém, seu ensino é incipiente nas faculdades de medicina brasileiras. Objetivo: avaliar o impacto de intervenção sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude dos alunos de medicina. Metodologia: conduziu-se o estudo do tipo pré-pós intervenção de janeiro a novembro de 2017. Todos os estudantes de graduação de medicina do 6° ano que realizaram estágio no hospital sob estudo foram incluídos. A intervenção compreendeu acolhimento, aula expositiva, estágio e aplicação de questionário para avaliar conhecimento e atitude sobre erro humano e segurança do paciente, que foi aplicado em 3 momentos: antes da aula e do estágio, imediatamente após a aula e após 15 dias da aula e término do estágio. As notificações de incidentes foram analisadas. Resultados: participaram 98 (100%) estudantes, dos quais 62% eram do sexo masculino, com média de idade de 25,8 anos. Após a intervenção, observou-se melhora significativa no conhecimento sobre a inevitabilidade do erro em saúde e a caracterização do profissional envolvido no incidente. As atitudes autorreferidas melhoraram significativamente em relação à necessidade de apoio institucional, abordagem sistêmica e adoção de práticas seguras para prevenção de erros; comunicação sobre riscos e erros para superiores, paciente e familiares e que apenas os médicos podem analisar os incidentes. Conclusão: a intervenção foi efetiva para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre cultura de segurança, porém limitou-se na mudança de atitude, pois não evidenciou a notificação de incidentes em saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.