Prevalência e fatores associados ao aleitamento materno em crianças menores de 2 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i4.42450Keywords:
Aleitamento Materno. Pediatria. Serviços de Saúde. Epidemiologia. Lactentes.Abstract
Introdução: o Aleitamento Materno (AM) é um ato importante para a saúde da criança, prevenindo doenças da infância e doenças crônicas futuras, sendo necessário Aleitamento Materno Exclusivo (AME) nas primeiras horas de vida e nos primeiros 6 meses da criança. Na Bahia e no Brasil, observa-se a baixa adesão ao aleitamento materno, fazendo-se necessário um estudo do tema. Objetivo: estimar a prevalência e os fatores associados ao AM em crianças menores de 2 anos de idade. Metodologia: estudo de corte transversal analítico com abordagem quantitativa, desenvolvido a partir da aplicação de questionário para mães de crianças com até dois anos de idade, amostra calculada de IC95% e erro amostral de 5%, com base em observação prévia do número de crianças atendidas no período da pesquisa (n=290), totalizando 134. Resultados: a prevalência do AM encontrada foi de 68,4%, enquanto que a do AME foi de 33,8%. Houve associação da prática de AM com os seguintes fatores: mãe amamentada na infância, idade gestacional > 37 semanas, presença de seis ou mais consultas de pré-natal, AM iniciado na 1ª hora de vida, AM iniciado no hospital, crianças de até 6 meses e ausência do uso de chupeta. Conclusões: o AM apresentou prevalência maior que o esperado e o AME, o contrário. Foram encontradas relações estatisticamente significantes entre algumas variáveis e a prevalência do AM. Diante
dos resultados, políticas públicas de saúde voltadas para crianças menores de 2 anos e mães podem ser realizadas no município visando uma maior adesão à amamentação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.