Associação entre nascidos por cesárea e desenvolvimento de doenças alérgicas em crianças e adolescentes
revisão sistemática e metanálise
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.42445Palavras-chave:
Alergia. Cesárea. Criança. Adolescência. Revisão Sistemática. Metanálise.Resumo
Introdução: a via de nascimento tem sido considerada como um possível fator de risco para a ocorrência de doenças alérgicas em crianças e adolescentes, sendo este um dado preocupante, tendo em vista o aumento da prevalência dessas afecções no mundo.
Objetivo: Analisar a associação entre o nascimento por cesárea e o desenvolvimento de doenças alérgicas em crianças e adolescentes. Metodologia: revisão sistemática com metanálise de estudos indexados nas bases de dados PubMed, Science Direct e Biblioteca
Virtual em Saúde, com uso dos descritores em saúde: “cesarean section”, “hypersensitivity”, “allergic rhinitis”, “asthma”, “atopic dermatitis”, “food allergy”, “child”, “adolescent”. A qualidade dos estudos foi avaliada através da ferramenta Quality Assessment Tool
for Quantitative Studies – (QATQS). Resultados: foram incluídos 23 trabalhos na revisão e 21 foram selecionados para metanálise. A prevalência de cesárea variou de 7,8% a 50,8% e a prevalência de doenças alérgicas esteve entre 0,77% e 42,5% na população nascida por essa via. Observou-se uma associação positiva entre parto por cesárea e presença de rinite alérgica (OR=1,30; IC95%: 1,18-1,43) e asma (OR=1,44; IC95%: 1,38-1,49), não sendo encontrada associação significante entre a cesariana e o desenvolvimento de dermatite atópica (OR=1,02; IC95%: 0,96-1,09) ou alergia alimentar (OR=0,99; IC95%: 0,82-1,19). Conclusão: o nascimento pela via de parto cirúrgico pode estar contribuindo com o aumento do número de casos de alergias na população pediátrica e, ainda que haja heterogeneidades entre os estudos analisados, existem riscos que devem ser levados em conta na análise dessa relação em futuros trabalhos que investiguem essa problemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.