Sensibilidade in vitro a antimicrobianos de Corynebacterium pseudotuberculosis isolados de pequenos ruminantes da região Centro-Norte do Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i3.28627Keywords:
Antibiograma. Linfadenite. Patologia Veterinária.Abstract
Introdução: Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria com importância em medicina veterinária por ser o agente etiológico da Linfadenite Caseosa (LC) em pequenos ruminantes. A doença leva a perdas econômicas devido a condenação de carcaças, diminuição de produtividade e redução do valor comercial do couro dos animais acometidos. O tratamento da doença é pouco eficaz, pois os agentes antimicrobianos não conseguem atravessar a barreira dos granulomas, mas tem sido proposta a inoculação intracapsular de antibióticos como tratamento e como medida de prevenção de contaminação ambiental. Objetivo: Devido a esse fato, o presente estudo teve como objetivo avaliar a sensibilidade in vitro de isolados clínicos de Corynebacterium pseudotuberculosis isolados de animais da região Centro-Norte do estado da Bahia. Metodologia: Foram retirados material de granulomas de 11 animais de uma fazenda na região acima mencionada, e as bactérias foram isoladas a partir desse material. Esses isolados então foram submetidos a metodologia de difusão em disco de ágar utilizando-se discos impregnados com doze antibióticos diferentes. Resultados: 90,9% (10/11) dos isolados foram resistentes a oxacilina. Com relação à sensibilidade, 100% dos isolados foram sensíveis a ampicilina, amicacina, amoxicilina, cefalotina, ceftriaxona, ciprofloxacina, enrofloxacina, neomicina e penicilina, enquanto 90,9% destes apresentaram sensibilidade a bactericina e doxiciclina. Conclusão: Pode-se concluir que os isolados de C. pseudotuberculosis da região estudada apresentam sensibilidade a diversos antibióticos, o que pode facilitar na escolha de um antimicrobiano com menor toxicidade para fins de tratamento com inoculação intracapsular do medicamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.