Análise de perfil e de qualidade do sono: estudo com acadêmicos de medicina do método de aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.23688Keywords:
Sono. Medicina. Aprendizagem Baseada em Problemas.Abstract
Na sociedade moderna os distúrbios do sono são considerados um dos maiores problemas de saúde pública, e os acadêmicos de medicina apresentam uma suscetibilidade elevada para o seu desenvolvimento. Objetivo: deste estudo foi investigar e avaliar a qualidade do sono (QS), bem como a existência e a inter-relação com a Sonolência Diurna Excessiva (SDE), dos acadêmicos de medicina do método de aprendizagem baseada em problemas, através do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e da Escala de Sonolência de Epworth. Resultado: foram obtidos com a participação de 218 acadêmicos, evidenciando que 36,2% da amostra apresentaram má QS e 65,6% possuem indícios de SDE, ambos com prevalência no sexo feminino. Contudo, a análise concomitante destas variáveis verificou que não há significância. Constatou-se uma média de 6h20min de sono por noite e 37,1% dos alunos considerando o sono como ruim ou muito ruim. Identificou-se ainda que a latência e a duração do sono refletem de forma significante em sua eficiência habitual. Conclusão: Conclui-se que parte dos estudantes apresentam QS alterada e SDE, sem relação concomitante, mas com significância estatística quanto à diferença entre os sexos. É sabido que a privação de horas de sono para estudo, ape
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.