Marketing odontológico: análise de anúncios publicitários de acordo com código de ética
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.17899Keywords:
Legislação Odontológica. Marketing de Serviços Odontológicos. Código de Ética.Abstract
Objetivo: avaliar os aspectos éticos relacionados à propaganda e publicidade veiculadas pelos cirurgiões-dentistas. Metodologia: estudo transversal que avaliou os anúncios publicitários de 40 consultórios e 17 clínicas odontológicas da cidade de Campina Grande, PB. Os anúncios foram analisados de acordo com o tipo de publicidade, com a especialidade apresentada pelo profissional ou clínica, com a apresentação de itens obrigatórios, itens permitidos e itens proibidos segundo as normas éticas da Resolução CFO- 118/2012. Os dados coletados foram registrados em formulário específico, inseridos em banco de dados do SPSS, versão 18.0 e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: verificou-se que o meio de comunicação mais usado pelos profissionais da Odontologia é a placa, com 84,2%. Dentre os anúncios analisados, apenas 12,3% apresentavam todos os itens obrigatórios exigidos pelo Código de Ética Odontológica. O nome representativo da profissão “cirurgião-dentista” esteve presente em apenas 14,0% dos estabelecimentos pesquisados. Dentre os itens permitidos, informações sobre a área de atuação foram verificadas em 54,4% dos anúncios; entretanto, somente 3,5% dos anúncios apresentavam o título de especialidade. Quanto às infrações éticas, 5,3% dos anúncios apresentaram elementos proibidos pelo Código de Ética Odontológica, como imagens de “antes e depois” e modalidade de pagamento. Conclusões: os profissionais não estão respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia no que concerne à propaganda e publicidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.