O conhecimento de estudantes universitários do sexo masculino sobre o aleitamento materno e o papel do pai na amamentação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.17731Keywords:
Aleitamento Materno. Conhecimento. Estudantes. Pai.Abstract
Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes universitários do sexo masculino sobre o aleitamento materno e o papel do pai no processo da amamentação. Metodologia: abordagem quantitativa, corte transversal, mediante aplicação de um questionário a cem estudantes universitários, sexo masculino, do primeiro ano de graduação nas diversas áreas da Universidade Federal da Bahia, Salvador. Resultados: a média de idade dos estudantes entrevistados foi de 21,8 anos; 92,6% eram solteiros e 5,3% tinham filhos. Analisando o conhecimento sobre o aleitamento materno, 33,0% afirmaram que a amamentação deve ser iniciada na primeira hora de vida; 91,5% reconhecerem a existência de um período de amamentação exclusiva, mas apenas 51,2% responderam corretamente a duração deste período; 40,4% dos estudantes responderam que a duração do aleitamento total é de 2 anos ou mais. Em relação aos benefícios da amamentação, 55,3% desconhecem a existência de benefícios maternos, 93,6% reconhecem a existência de benefícios para a criança e 72,3% desconhecem a existência de benefícios para a família. Quanto ao papel do pai, 58,5% dos estudantes acreditam que o pai pode exercer um papel importante na amamentação; 98,9% apoiariam seus filhos no processo de amamentação. Conclusões: os estudantes apresentam conhecimento sobre amamentação, porém não possuem aprofundamento sobre benefícios, além de poucos reconhecerem a importância do pai neste processo.
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