Atividade antimicrobiana in vitro dos extratos aquosos, hidroalcoólicos e alcoólicos de espécies da família Anacardiaceae
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.14098Keywords:
Antibiose. Plantas medicinais. AnacardiaceaeAbstract
Introdução: As plantas representam uma fonte importante de produtos naturais biologicamente ativos, onde muitos constituem modelos para a síntese de um grande número de fármacos. A importância clínica crescente dada às infecções bacterianas comunitárias e hospitalares por cepas multirresistentes é preocupante, como também pelo surgimento da inefetividade dos antibióticos mais utilizados, incentivando a realização de estudos relacionados à bioatividade dos produtos naturais. O estudo de plantas com potencial medicinal é uma alternativa na busca de novos agentes terapêuticos. Objetivos: verificar o efeito antimicrobiano dos extratos aquosos, hidroalcoólicos e alcoólicos de folhas de plantas da família Anacardiaceae. Metodologia: foi utilizado o método de difusão em ágar com extratos nas concentrações de 200, 100 e 50 mg/mL. Resultados: os extratos alcoólicos de todas as plantas apresentaram melhor atividade antimicrobiana quando comparado ao extrato aquoso e hidroalcoólico. Os maiores halos de inibição ocorreram com os extratos alcoólicos de Anacardium occidentale e Schinus terebinthifolius frente à espécie de Staphylococcus aureus. A maior zona de inibição para os ensaios do extrato hidroalcoólico foi de 10 mm para Anacardium occidentale na concentração de 200 mg/ml e de 12 mm para Schinus terebinthifolius na concentração de 200 mg/ml, porém não desconsiderando que Mangifera indica e Spondias purpurea também apresentaram atividade antimicrobiana com os extratos alcoólicos porém com menor intensidade. Conclusão: os produtos vegetais analisados representam um potencial para síntese de moléculas com atividade antibacteriana em processos infecciosos causados por Staphylococcus aureus e Pseudomoas aeruginosa, porém carece de estudos mais aprofundados que confirmem a hipótese.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.