Atividades biológicas de Linalol: conceitos atuais e possibilidades futuras deste monoterpeno

Autores

  • Samuel Barbosa Camargo UFBA
  • Darizy Flavia Silva Amorim de Vasconcelos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12949

Palavras-chave:

Linalol. Efeitos fisiológicos de drogas. Vasodilatação. Hipotensão. Sistema Cardiovascular. Antinociceptivos. Antibacterianos.

Resumo

Introdução: O Linalol é um metabólito secundário, componente de óleos essenciais aromáticos de origem vegetal, sendo uma das substâncias mais importantes na indústria farmacêutica; é utilizado como fixador de fragrâncias, mas também pela medicina popular para efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, hipotensores, vasorrelaxantes, antinociceptivos e atividade antimicrobiana. Além dessas propriedades, tem ações hipnóticas, hipotérmicas e sedativas. Objetivo: Sistematizar o conhecimento acerca dos efeitos biológicos já conhecidos do Linalol e apresentar as futuras possibilidades para este monoterpeno. Metodologia: A revisão sistemática da literatura conta com artigos publicados no período de 2001 a 2014, cuja busca foi realizada no primeiro semestre de 2014, a partir das palavras-chave e seus respectivos correlatos nos idiomas inglês e espanhol, nas bases de dados on-line PUBMED, MEDLINE e LILACS. Incluíram-se artigos que abordavam o uso de Linalol para diferentes fins. Houve ainda a inclusão de teses e dissertações que atendessem aos critérios de inclusão. Quanto aos excluídos, contam-se aqueles encontrados em duplicidade e os encontrados além do período de publicação estipulado. Resultado: Encontrou-se um total de 2.734 artigos relacionados à palavra-chave Linalol nos diferentes idiomas. A partir da leitura dos resumos e aplicação dos critérios de exclusão, selecionaram-se 37 artigos para discussão. Conclusão: O Linalol cria uma nova possibilidade terapêutica em diversas enfermidades, quando aplicado a órgãos e tecidos diferenciados. Poderá ser forte aliado do sistema cardiovascular, na redução e controle da pressão arterial, ainda tão difícil de ser alcançado, no controle da dor, seja crônica, inflamatória ou neuropática, e resultados recentes mostram o grande potencial do Linalol para uso na terapia anticâncer. Assim sendo, é necessária a realização de outros trabalhos, na intenção de melhor esclarecer os mecanismos e ações já conhecidos e buscar novasaplicações para este material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Barbosa Camargo, UFBA

Fisioterapeuta. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. UFBA

Darizy Flavia Silva Amorim de Vasconcelos, UFBA

Professora Adjunto de Farmacologia do Departamento de Biorregulação e do Programa de Pós-Graduação emProcessos Interativos dos Órgãos e Sistemas. UFBA.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Camargo, S. B., & de Vasconcelos, D. F. S. A. (2014). Atividades biológicas de Linalol: conceitos atuais e possibilidades futuras deste monoterpeno. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(3), 381–387. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12949