Produtos marinhos como fonte promissora de fármacos: um foco para ação cardiovascular

Autores

  • Bárbara da Silva Moreira UFBA
  • Darizy Flavia Silva Amorim de Vasconcelos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12944

Palavras-chave:

Drogas marinhas. Sistema cardiovascular. Atividade biológica. Potencial terapêutico

Resumo

Introdução: A diversidade marinha é fonte de extensa variedade de componentes biologicamente ativos, cujo potencial terapêuticotem despertado o interesse de muitos cientistas. A busca pela cura ou tratamento mais eficaz de doenças crônicas, a exemplo das doenças cardiovasculares, têm desencadeado a procura de substâncias potentes, eficazes, seletivas e com um reduzido número de efeitos adversos. Objetivo: Realizar uma busca detalhada de estudos sobre produtos marinhos com potencial terapêutico para enfermidades cardiovasculares. Metodologia: Foram selecionados artigos publicados entre janeiro de 2011 e julho de 2014 no banco de dados eletrônico PubMed. Resultado: Quarenta e um (41) artigos foram encontrados e 21 foram selecionados para escrita dessa revisão. A lista de referência dos estudos incluídos foi também verificada. Conclusão: Há um crescente interesse pelo estudo de produtos naturais de origem marinha, para busca de novos fármacos com menos efeitos colaterais para o tratamento de diversas patologias, inclusive do sistema cardiovascular. Alguns estudos têm obtido resultados promissores, onde entre as espécies estudas, as algas têm se destacado, principalmente as de cor marrom. Os terpenoides têm sido a classe química com melhores resultados, porém ainda há um longo caminho para a identificação e desenvolvimento tecnológico desses produtos, visando a que sejam eficazes e seguros para o uso em humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara da Silva Moreira, UFBA

Farmacêutica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, UFBA.

Darizy Flavia Silva Amorim de Vasconcelos, UFBA

Professora Adjunto de Farmacologia, UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, UFBA.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Moreira, B. da S., & de Vasconcelos, D. F. S. A. (2014). Produtos marinhos como fonte promissora de fármacos: um foco para ação cardiovascular. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(3), 363–379. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12944