Análise comparativa do controle glicêmico de crianças com diabetes melito tipo 1 com base na distribuição de insumos: capital x interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12930Keywords:
Controle glicêmico. Criança. Diabetes melito - tipo 1. Distribuição de insumos. Bahia.Abstract
Objetivo: Analisar o controle glicêmico de crianças com diabetes melito tipo 1 (DM1), com base na distribuição de insumos na capital e no interior baiano. Metodologia: Estudo de corte transversal realizado entre abril e agosto de 2013, nos Serviços de Endocrinologia Pediátrica de dois hospitais públicos universitários de Salvador, Bahia, avaliando crianças pré-púberes, com DM1. As características sociodemográficas, clínicas e de aquisição de insumos foram mensuradas por um questionário estruturado para pesquisa. Estas variáveis foram comparadas aos resultados da hemoglobina glicada (HbA1c). Resultados: Foram estudadas 68 crianças portadoras de DM1, 36 (52,9%) delas residiam em cidades do interior do Estado. Constatou-se que foi garantido fornecimento gratuito dos insumos: insulina a 10 (14,7%) pacientes, seringa a 7 (10,3%) pacientes, glicosímetro e fitas reagentes de glicemia a 5 (7,3%) e 4 (5,9%), respectivamente. Quando comparado o controle glicêmico, no grupo de pacientes residentes em Salvador, 9 (13,2%) crianças apresentaram valores de HbA1c dentro da taxa esperada e 23 (33,8%), encontravam-se acima dos valores de referência. Discussão: Apesar dos avanços legislativos, constatou-se que nem todas as crianças estão asseguradas quanto à aquisição de insumos, tendo que adquiri-los com recursos próprios, de forma insuficiente, fazendo reuso ou até não realizando o cuidado como indicado pela equipe, pela falta de material. Conclusão: As crianças, de Salvador e interior do estado, adquirem insumos da rede pública de saúde, contudo, essa distribuição se torna ausente e/ou insuficiente para alguns dos participantes. Os resultados apresentados fornecem elementos para uma reflexão sobre as políticas e práticas desenvolvidas no estado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.