Prevalência de Síndrome de Turner e comparação de parâmetros hormonais e bioquímicos em pacientes com suspeita clínica da síndrome atendida no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.12237Keywords:
Síndrome de Turner. Diabetes mellitus. Hormônio do crescimento. Cariótipo. Hormônio folículoestimulante.Abstract
Introdução: A síndrome de Turner (ST) é uma doença genética caracterizada pela monossomia do cromossomo X, cujas características incluem alterações no desenvolvimento sexual e malformações congênitas, como baixa estatura. Objetivo: Investigar a prevalência de ST em mulheres com suspeita clinica da doença através do cariótipo de sangue periférico, bem como comparar parâmetros hormonais e bioquímicos entre pacientes não portadoras da síndrome e de pacientes com diagnóstico confirmado de ST. Metodologia: Foram analisados prontuários de 129 pacientes com idade entre 15 e 45 anos encaminhadas ao Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre com suspeita clínica de ST. Resultados: Das 129 pacientes avaliadas, 98 (76%) apresentavam cariótipo 46,XX consideradas pacientes não portadoras da síndrome, e 31 (24%) apresentavam cariótipo 45, X / 46,X,i(X) / 46,X,r(X), com diagnóstico confirmado da síndrome. Duas (6,4%) das pacientes com ST faziam uso de hormônio do crescimento (HC), sendo que todas apresentavam estatura diminuída e três (9,6%) tinham ausência de úteros e ovários. Quando comparados os parâmetros hormonais foi verificado que o hormônio folículo estimulante e o hormônio luteinizante estavam aumentados nas pacientes com ST, já o estradiol encontrou-se diminuído (p<0,05). Não foi encontrada diferença significativa nos parâmetros idade, peso, índice de massa corporal, prolactina, glicose, tiroxina livre, hormônio estimulante da tireoide e cálcio total entre as pacientes avaliadas. Conclusão: Não foi observada uma frequência maior de alterações nos parâmetros bioquímicos e hormonais devido ao baixo número de mulheres adultas avaliadas, poucas faziam tratamento com HC, e grande parte ainda sem completa reposição estrogênica. Entretanto, foi evidenciada a alteração dos hormônios sexuais e a baixa estatura características de portadoras de ST e uma prevalência de ST que corrobora com dados recentes da literatura através do diagnóstico citogenético.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.