Emprego do Mammo II Phantom RS 750 no processo de ensino aprendizagem da compressão mamográfica – estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.11914Keywords:
Mamografia. Compressão mamográfica. Radiologia.Abstract
Introdução: Através do exame de mamografia é possível a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para tanto, deve-se garantir a produção de imagens com alto padrão de qualidade. Entre as técnicas mamográficas, destaca-se a aplicação da compressão dos tecidos das mamas no mamógrafo, logo, faz-se necessário a produção de subsídios para sua correta aplicação pelos profissionais das técnicas radiológicas. Objetivo: Realizar um estudo piloto com o simulador Mammo II Phantom RS750, a fim de avaliar a viabilidade deste como um recurso no processo ensino aprendizagem da compressão mamográfica. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto de caráter experimental, onde foram simuladas técnicas básicas de posicionamento mamográfico empregando o simulador Mammo II Phantom RS750 em um mamógrafo modelo Mammomat 3000 Nova-Siemens. Resultados: As simulações nos posicionamentos crânio caudal e médio lateral oblíqua demonstraram a relação existente entre a compressão aplicada em kilogramas de força (Kgf), diminuição da espessura obtida no simulador e redução das doses de radiação X. Os valores para a quilovoltagem (kV), produto da miliamperagem (mA) pelo tempo de exposição (s) e melhor combinação alvo/ filtro foram demonstrados pelo sistema de controle automático de exposição (CAE) do equipamento mamógrafo. Conclusão: Mesmo havendo dificuldades quanto ao posicionamento ideal do simulador e tendo em vista que não há uma padronização da compressão, este estudo demonstrou que o simulador Mammo II Phantom RS750 poderá ser uma ferramenta de implementação ou complementação para ensino e aprendizagem da compressão mamográfica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.