Perfil de pacientes pediátricos com doenças inflamatórias intestinais, atendidos em ambulatório de referência na cidade de salvador.
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.6972Palavras-chave:
Proctocolite. Doença de Crohn. Pediatria.Resumo
Introdução: as doenças inflamatórias intestinais são doenças heterogêneas, decorrentes de um processo inflamatório crônico e que seiniciam na faixa etária pediátrica em torno de 25% dos casos. As crianças, em geral, apresentam quadros iniciais mais graves e extensosda doença e importante comprometimento nutricional. Nas últimas décadas, estudos epidemiológicos evidenciaram um aumento daincidência dessas patologias. Objetivo: avaliar uma série de casos de crianças e adolescentes com doenças inflamatórias intestinais,atendidas em um ambulatório especializado no Estado da Bahia, no ano de 2012. Metodologia: os pacientes foram selecionadosatravés de busca ativa dos prontuários, com os seguintes critérios de inclusão: acompanhamento regular no serviço, diagnosticadosno período de janeiro de 2006 a dezembro de 2012, com critérios clínicos, radiológicos, endoscópicos e/ou histopatológicos quecomprovassem o diagnóstico de doença inflamatória intestinal. Resultados: foram selecionados 30 pacientes e houve predominânciado diagnóstico de RCU, quando comparada à DC (60% e 40%, respectivamente). Os sintomas tiveram início antes dos 10 anos deidade em 70% dos pacientes. O período entre o início dos sintomas das DII e o diagnóstico foi superior a 1 ano em 46,6% dos casos. Arelação peso para idade foi abaixo do percentil 3 em 60% dos pacientes ao diagnóstico. Conclusão: é necessária uma maior divulgaçãode protocolos diagnósticos com o objetivo de ampliar o conhecimento dos pediatras acerca das doenças inflamatórias intestinais, afim de que o diagnóstico seja mais precoce e o encaminhamento feito de modo adequado para os serviços de referência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.