Avaliação das alterações físico-funcionais na coluna lombar de trabalhadores de uma empresa moveleira

Autores

  • Lia Mara Wibelinger Universidade de Passo Fundo-UPF-
  • Suelen Wegher Oliveira Universidade de Passo Fundo
  • Michele Marinho da Silveira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6527

Palavras-chave:

Engenharia Humana .Dor Lombar. Saúde do Trabalhador.

Resumo

Introdução: Os problemas relacionados à coluna vertebral, mais especificamente as lombalgias, atingem grande parte da população trabalhadora, gerando altos custos sociais e torrnando-se um importante causa de limitação em consequência da dor. Objetivo: analisar as alterações físico-funcionais na coluna lombar de trabalhadores de uma indústria moveleira. Metodologia: Trata-se de umestudo quatitativo , transversal que utilizou como instrumentos para avaliar o nível de alterações posturais a ferramenta OWAS (Ovako Working Posture Analysing System), para a incapacidade funcional o RMDQ (Roland Morris Disability Questionnaire). Resultados: a maioria dos funcionários apresentaram dores em sua coluna lombar por permanecerem muito tempo em posição bípede, além denão utilizarem mecanização para realizar o levantamento e abaixamento das peças e caixas no setor de carregamento. Conclusão: propor soluções que favoreçam uma melhor acoplagem entre os trabalhadores e suas atividades para reduzir, dessa forma, as dores na coluna lombar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Mara Wibelinger, Universidade de Passo Fundo-UPF-

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo-RS- , Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica-PUC-RS-,Autora da Obra Fisioterapia em Reumatologia-Ed. Revinter-RJ-.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

Wibelinger, L. M., Oliveira, S. W., & Silveira, M. M. da. (2013). Avaliação das alterações físico-funcionais na coluna lombar de trabalhadores de uma empresa moveleira. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(1), 39–44. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6527

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)