Perfil Epidemiológico de Idosos com Osteoartrose

Autores

  • Michele Marinho da Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Amanda Sachetti Universidade de Passo Fundo
  • Marlon Francys Vidmar Universidade de Passo Fundo
  • Giovani Venâncio Universidade de Passo Fundo
  • Daniel Kochenborger Tombini Universidade de Passo Fundo
  • Sabrina Sordi Universidade de Passo Fundo
  • Sabrina Pilla Universidade de Passo Fundo
  • Lia Mara Wibelinger Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.4510

Palavras-chave:

osteoartrose – envelhecimento, idosos – osteoartrose.

Resumo

A osteoartrose (OA) constitui-se no grupo de doenças que mais afeta a população mundial, levando a uma diminuição da qualidade de vida. Pesquisas têm encontrado associações de várias condições de saúde dos idosos com os fatores ambientais, demográficos e socioeconômicos. O estudo desses diversos fatores é capaz de fornecer informações relevantes para o desenvolvimento de programas que visam à promoção de um envelhecimento ativo e saudável. O objetivo deste trabalho foi traçar um perfil dos idosos com osteoartrose atendidos no serviço de fisioterapia reumatológica da Universidade de Passo Fundo. Realizou-se um estudo retrospectivo de natureza documental, de coleta de dados em prontuários de pacientes idosos que foram atendidos no serviço de Fisioterapia Reumatológica da Universidade de Passo Fundo, com as variáveis analisadas: sexo, localização da osteoartrose, queixa principal, uso de medicamentos e doenças associadas. A amostra foi composta por 78 pacientes, sendo 48 (62%) deles com faixa etária de 60 a 69 anos, 28 (35%) dentro da faixa etária de 70 à 79 anos e 2 (3%) da amostra com mais de 80 anos. Quanto ao gênero, 86% deles são do sexo feminino e 14% do sexo masculino. Quanto às queixas relatadas, a dor foi referida por 94% dos pacientes e fraqueza muscular em 6%. O joelho foi a articulação acometida com maior frequência. Nas doenças associadas, 26 indicam que possuem HAS, 12 são portadores de diabetes mellitus e 11 referem ter outra doença cardíaca. A osteoartrose foi mais comum nos indivíduos do sexo feminino, o joelho a articulação mais acometida e a dor a queixa principal mais comum, o que deve servir para gerar ações de prevenção e aumento da qualidade de vida para esses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Marinho da Silveira, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo em 2005/1, Pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia com enfase no atendimento em clínica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos em 2006/2, Mestranda bolsista do Programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Amanda Sachetti, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.

Marlon Francys Vidmar, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico de Fisioterapia e bolsista pibic da Universidade de Passo Fundo.

Giovani Venâncio, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.

Daniel Kochenborger Tombini, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.

Sabrina Sordi, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.

Sabrina Pilla, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Lia Mara Wibelinger, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, Docente da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo – UPF, Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUC-RS.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Silveira, M. M. da, Sachetti, A., Vidmar, M. F., Venâncio, G., Tombini, D. K., Sordi, S., Pilla, S., & Wibelinger, L. M. (2010). Perfil Epidemiológico de Idosos com Osteoartrose. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 9(3), 212–215. https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.4510

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)