Condições de saúde em portadores de reumatismo de tecidos moles

Autores

  • Lia Mara Wibelinger Universidade de Passo Fundo-UPF-
  • Indiara Daré Panisson Universidade de Passo Fundo
  • Michele Marinho da Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Aline Morás Borges Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.6180

Palavras-chave:

Doenças reumáticas. Dor. Extremidade superior. Saúde.

Resumo

Introdução: o reumatismo de tecidos moles caracteriza-se por quadros de dor aguda, subaguda ou crônica decorrente de fatores mecânicos ou doenças articulares inflamatórias, constituindo as principais causas de morbidade e falta ao trabalho. Objetivo: investigar a ocorrência de lesões em membro superior dos pacientes atendidos no Serviço de Fisioterapia Reumatológica da Universidade de Passo Fundo-RS. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo de natureza documental, realizado por meio de investigação de prontuários. Os dados coletados foram: idade, sexo, profissão, diagnóstico, queixa principal, história familiar de doença reumática, se faz uso de medicamento, patologia associada, tipo de dor e graduação. Analisados conforme estatística descritiva simples e expressa em tabelas. Resultados e conclusão: observou-se a predominância do sexo feminino, com idade entre 30 e 59 anos; a patologia de maior ocorrência encontrada foi a lesão do manguito rotador e a queixa principal foi dor no ombro/braço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Mara Wibelinger, Universidade de Passo Fundo-UPF-

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo-RS- , Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica-PUC-RS-,Autora da Obra Fisioterapia em Reumatologia-Ed. Revinter-RJ-.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Wibelinger, L. M., Panisson, I. D., da Silveira, M. M., & Borges, A. M. (2013). Condições de saúde em portadores de reumatismo de tecidos moles. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(3), 295–298. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.6180

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)