Violência sexual contra crianças e adolescentes na Bahia 2011 a 2020: uma análise dos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação

Autores

  • Lessia da Fonseca Bispo Freire Centro Universitário Nobre (UNIFAN)
  • Sara Lorena Pereira dos Santos Centro Universitário Nobre (UNIFAN) https://orcid.org/0009-0002-2842-270X
  • Alcione Assunção Correia Lima Centro Universitário Nobre (UNIFAN). Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) https://orcid.org/0000-0002-3815-3083
  • Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro Centro Universitário Nobre (UNIFAN) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.54149

Palavras-chave:

Violência Sexual, Abuso sexual na infância, Notificação

Resumo

Introdução: a violência sexual contra crianças e adolescentes é considerada um problema de saúde pública com muitos desafios a serem enfrentados e que necessitam de ações preventivas nas comunidades. Objetivo: descrever as notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do estado da Bahia, no período de 2011 a 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo do epidemiológico descritivo realizado com dados das notificações de agravos do SINAN. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas e a Variação Percentual Proporcional. Resultados: os dados apontam maior predomínio dos casos de violência no sexo feminino (86,0%), na adolescência (62,6%), com provável autor da violência do sexo masculino (86,6%) e com grau de vínculo como amigo/conhecido da vítima (27,6%), sendo praticada a violência na residência (67,0%) e por meio do estupro (71,7%). Conclusão: a violência sexual com crianças e adolescentes ocorreu com aquelas do sexo feminino,
adolescentes, por meio do estupro praticado por agressor do sexo masculino e amigos/conhecidos da vítima. São necessárias ações de educação em saúde e ações sociais para prevenção dos fatores de risco da violência sexual com crianças, adolescentes e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lessia da Fonseca Bispo Freire, Centro Universitário Nobre (UNIFAN)

Bacharela em Enfermagem pelo Centro Universitário Nobre (UNIFAN).

Sara Lorena Pereira dos Santos, Centro Universitário Nobre (UNIFAN)

Bacharela em Enfermagem pelo Centro Universitário Nobre (UNIFAN).

Alcione Assunção Correia Lima, Centro Universitário Nobre (UNIFAN). Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF)

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Centro Universitário Nobre (UNIFAN) e da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro, Centro Universitário Nobre (UNIFAN) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Centro Universitário Nobre (UNIFAN) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Freire, L. da F. B. ., Santos, S. L. P. dos ., Lima, A. A. C. ., & Cordeiro, T. M. S. C. e. (2023). Violência sexual contra crianças e adolescentes na Bahia 2011 a 2020: uma análise dos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(4), 665–671. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.54149

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)