Análise quanti e semiquantitativa do colágeno no reparo tecidual

um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i3.51916

Palavras-chave:

Colágeno. Cicatrização. Laser Terapia

Resumo

Introdução: diversos estudos têm destacado a relevância do colágeno no contexto do reparo tecidual, em especial, sob influência de diferentes terapias biomoduladoras. A análise do colágeno tem sido realizada mediante diferentes abordagens metodológicas, entre as quais se destacam as análises semiquantitativa e histomorfométrica. Objetivos: o presente estudo Objetivou comparar os Resultados de dois tipos de análise acerca da presença de fibras colágenas na matriz extracelular durante a cicatrização cutânea, em ferimentos fotobiomodulados. Metodologia: vinte ratos machos Wistar, foram submetidos à indução de uma ferida cutânea padronizada dorsal e divididos em dois grupos, Controle (GC) e Fotobiomodulado com laser (GL). Os períodos de morte corresponderam ao 5º. e 10º. dias. As secções histológicas foram coradas com Sírius vermelho para análise semiquantitativa e histomorfométrica do colágeno. Resultados: dois parâmetros foram utilizados para comparar o desfecho primário, um critério de grandeza quantitativa em porcentagem (área de colágeno), e o segundo critério semiquantitativo, com grandezas conferidas de acordo com escores que variaram de leve a intenso. Não foram observados Resultados divergentes entre os dois tipos de análise. No 5º. dia, independente do tipo de análise, constatou-se diferença estatisticamente significativa entre o grupo controle e o submetido à Fotobiomodulação (p<0,05), embora tal efeito tenha sido considerado pequeno. Conclusão: estes dados sugerem que ambos os métodos de análise foram capazes de reproduzir Resultados semelhantes, cabendo ao pesquisador eleger aquele que melhor se adeque ao escopo de sua pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Souza Lima, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS, UFBA)

Beatriz Paim , Universidade Federal da Bahia

Graduanda de Nutrição. Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. (ICS, UFBA)

Flávia Quadro Lima, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Medicina e Saúde Humana. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Márcio Marchionni, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

 Doutor em Laser pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Carlos Maurício Cardeal Mendes, Universidade Federal da Bahia

Doutor em saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (ICS, UFBA)

Alena Peixoto Medrado, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Bionteração

Área: Patologia/ Microbiologia e Imunologia

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Lima, S. S., Paim , B. ., Lima, F. Q., Marchionni, A. M. T., Mendes, C. M. C., & Medrado, A. P. (2022). Análise quanti e semiquantitativa do colágeno no reparo tecidual : um estudo comparativo. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 21(3), 644–649. https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i3.51916

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>