Comparação do potencial nutricional, atividade antioxidante e compostos fenólicos totais em farinhas do bulbo e da folha de alho-poró (allium ampeloprasum var. Porrum)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.51497Palavras-chave:
antioxidante, compostos fenólicos, Allium porrum, aproveitamento integral dos alimentosResumo
Introdução: o alho-poró (Allium ampeloprasum var. Porrum) é um vegetal apreciado no mundo inteiro por suas características sensoriais, sendo geralmente utilizado apenas o bulbo. Os vegetais do gênero Allium, como o alho-poró, se destacam pela presença de uma variedade de fitoquímicos, que também estão presentes em partes não aproveitadas para o consumo, como nas folhas. Objetivo: identificar e comparar a composição nutricional, a atividade antioxidante e os compostos fenólicos totais, em farinhas do bulbo e da folha do alho-poró. Metodologia: a composição centesimal foi mensurada de acordo com o método do Instituto Adolf Lutz e a fibra bruta de acordo com a AOAC. A análise da atividade antioxidante foi realizada por meio dos métodos DPPH, ABTS+ e FRAP; a quantificação dos compostos fenólicos totais foi utilizado o ensaio Folin-Ciocalteau. Resultados: as farinhas do bulbo e da folha de alho-poró apresentaram composições centesimais semelhantes, com destaque para o alto teor de fibra. A farinha da folha apresentou maior teor de minerais e de proteínas. A atividade antioxidante e a quantidade de compostos fenólicos totais se destacaram, com correlação positiva, nas folhas de alho-poró. Conclusão: a farinha da folha do alho-poró se destaca pelo potencial nutricional e
funcional. As farinhas obtidas tanto a partir do bulbo quanto da folha do alho-poró apresentam características favoráveis à utilização em preparações dietéticas, como forma de incremento das qualidades nutricionais e de compostos bioativos. O aproveitamento integral do alho-poró constitui uma alternativa viável, que pode contribuir para a redução do desperdício de alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.