Práticas alimentares de professores da educação básica de um município do interior do Rio Grande do Sul
um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.51290Palavras-chave:
perfil nutricional, práticas alimentares saudáveisResumo
Introdução: no Brasil, é possível identificar mudanças nas práticas alimentares nas últimas décadas, alimentos tradicionais como arroz e feijão perderam a importância e foram substituídos por alimentos prontos para o consumo. Objetivo: diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar as práticas alimentares de professores da rede municipal de educação de Passo Fundo, RS. Metodologia: foi realizado um estudo transversal com professores de ambos os sexos da rede municipal de educação. Os professores foram convidados a participar do estudo por meio de correio eletrônico da prefeitura municipal. A coleta de dados foi mediante formulário eletrônico com questões sobre condições sociodemográficas, saúde e práticas alimentares Resultados: foram avaliados 108 professores, a média de idade foi de 42,81 anos (DP=8,85) e 95,4% eram mulheres. Em relação às práticas alimentares, observou-se que 68,7% (n=71) apresentaram práticas alimentares satisfatórias, sendo que a média de pontuação foi de 45,46 (DP=8,33). Conclusão: apesar do elevado percentual de práticas alimentares excelentes, observa-se práticas alimentares inadequadas que podem contribuir para a ocorrência de excesso de peso ao longo do tempo.
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