Estado antropométrico de pacientes pediátricos com doença inflamatória intestinal
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i3.46952Palavras-chave:
Pediatria, Colite Ulcerativa, Doença de Crohn, AntropometriaResumo
Introdução: a Doença Inflamatória Intestinal (DII) é decorrente de vários fatores que provocam alteração na homeostase do microbioma na resposta imune e no aumento da permeabilidade intestinal. O estado nutricional inadequado, principalmente em pacientes pediátricos com DII, representa prognóstico ruim e pode influenciar na resposta ao tratamento, à morbidade e à mortalidade. Objetivo: esse estudo teve objetivo de caracterizar o estado antropométrico de pacientes pediátricos atendidos em um ambulatório referência para DII. Metodologia: a amostra foi constituída por pacientes atendidos em primeira consulta no ambulatório, de junho de 2020 até fevereiro de 2021. Foram incluídos pacientes com diagnóstico clínico de Doença de Cronh e Colite Ulcerativa, de ambos sexos, com idade entre 2 a 19 anos. Resultados: dos pacientes com CU, 54,7% apresentaram adequado estado nutricional e 45,3% dos pacientes com DC. O percentual de déficit de massa muscular foi de 47,6% dos pacientes com CU e 52,4% dos pacientes com DC.
A baixa estatura foi de 37,5% nos pacientes com CU e 62,5% com DC. Conclusão: a avaliação nutricional de crianças e adolescentes portadores de doenças inflamatórias intestinais deve fazer parte da rotina de atendimento, para que sejam promovidas práticas alimentares saudáveis que favoreçam o crescimento, recuperação ponderal e manutenção de massa muscular
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.