Fatores de risco para osteoporose em uma amostra da população de atenção primária em São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.43512Palavras-chave:
Osteoporose. Fratura óssea. Cálcio.Resumo
Introdução: a segurança é considerada um pilar da qualidade dos cuidados à saúde e seu sucesso depende do comprometimento
individual e coletivo, porém, seu ensino é incipiente nas faculdades de medicina brasileiras. Objetivo: avaliar o impacto de intervenção sobre segurança do paciente no conhecimento e atitude dos alunos de medicina. Metodologia: conduziu-se o estudo do tipo pré-pós intervenção de janeiro a novembro de 2017. Todos os estudantes de graduação de medicina do 6° ano que realizaram estágio no hospital sob estudo foram incluídos. A intervenção compreendeu acolhimento, aula expositiva, estágio e aplicação de questionário para avaliar conhecimento e atitude sobre erro humano e segurança do paciente, que foi aplicado em 3 momentos: antes da aula e do estágio, imediatamente após a aula e após 15 dias da aula e término do estágio. As notificações de incidentes foram analisadas. Resultados: participaram 98 (100%) estudantes, dos quais 62% eram do sexo masculino, com média de idade de 25,8 anos. Após a intervenção, observou-se melhora significativa no conhecimento sobre a inevitabilidade do erro em saúde e a caracterização do profissional envolvido no incidente. As atitudes autorreferidas melhoraram significativamente em relação à necessidade de apoio institucional, abordagem sistêmica e adoção de práticas seguras para prevenção de erros; comunicação sobre riscos e erros para superiores, paciente e familiares e que apenas os médicos podem analisar os incidentes. Conclusão: a intervenção foi efetiva para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre cultura de segurança, porém limitou-se na mudança de atitude, pois não evidenciou a notificação de incidentes em saúde.
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