P300: avaliação do potencial evocado cognitivo em crianças com e sem TDAH

Autores

  • Ana Borja Universidade Federal da Bahia
  • Milena Ponde EBMSP

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v8i2.4071

Palavras-chave:

Audiometria de Resposta Evocada, Potencial Evocado P300, Potenciais Evocados Auditivos, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Resumo

Este estudo apresenta o resultado da investigação do potencial cognitivo P300 em crianças com TDAH, em comparação com um grupo de crianças sem TDAH. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, que estimou a latência e a amplitude do P300 em crianças portadoras de TDAH, em comparação com crianças sem sintomas de TDAH. A casuística foi composta por 56 indivíduos na faixa etária de 7 a 16 anos, 25 dos quais pertenciam ao grupo com diagnóstico de TDAH e 31 sem sintomas de TDAH Todos os participantes, representados pelos pais ou responsáveis legais, responderam a um questionário para levantamento de dados sociodemográficos, dados de saúde geral, queixas específicas e desempenho escolar. As crianças foram submetidas a testes para avaliação da audição periférica e potencial evocado cognitivo (P300). Foi observado que os portadores de TDAH possuem latências maiores e amplitude menores, quando comparados com as crianças do grupo de controle, verificando-se significância estatística apenas para o grupo de maior faixa-etária (11 a 16 anos).

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Publicado

2009-06-02

Como Citar

Borja, A., & Ponde, M. (2009). P300: avaliação do potencial evocado cognitivo em crianças com e sem TDAH. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 8(2), 198–205. https://doi.org/10.9771/cmbio.v8i2.4071