Análise de perfil e de qualidade do sono: estudo com acadêmicos de medicina do método de aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.23688Palavras-chave:
Sono. Medicina. Aprendizagem Baseada em Problemas.Resumo
Na sociedade moderna os distúrbios do sono são considerados um dos maiores problemas de saúde pública, e os acadêmicos de medicina apresentam uma suscetibilidade elevada para o seu desenvolvimento. Objetivo: deste estudo foi investigar e avaliar a qualidade do sono (QS), bem como a existência e a inter-relação com a Sonolência Diurna Excessiva (SDE), dos acadêmicos de medicina do método de aprendizagem baseada em problemas, através do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e da Escala de Sonolência de Epworth. Resultado: foram obtidos com a participação de 218 acadêmicos, evidenciando que 36,2% da amostra apresentaram má QS e 65,6% possuem indícios de SDE, ambos com prevalência no sexo feminino. Contudo, a análise concomitante destas variáveis verificou que não há significância. Constatou-se uma média de 6h20min de sono por noite e 37,1% dos alunos considerando o sono como ruim ou muito ruim. Identificou-se ainda que a latência e a duração do sono refletem de forma significante em sua eficiência habitual. Conclusão: Conclui-se que parte dos estudantes apresentam QS alterada e SDE, sem relação concomitante, mas com significância estatística quanto à diferença entre os sexos. É sabido que a privação de horas de sono para estudo, ape
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