Efeito de dentifrícios clareadores na rugosidade superficial de resina composta nanoparticulada

Autores

  • Mônica Cardoso da Matta UFBA
  • Iris Durães
  • Roberto Paulo Correia Araújo
  • Paula Mathias de Morais Canedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14982

Palavras-chave:

Clareamento dental. Escovação dentária. Dentifrícios. Rugosidade superficial.

Resumo

Introdução: atualmente, existem no mercado diversos dentifrícios com composições e funções distintas para atender à crescente demanda estética por métodos clareadores. Determinadas empresas desenvolveram produtos de uso simplificado e acessíveis aos pacientes, como os dentifrícios clareadores. Alguns estudos relacionam o uso desses dentifrícios ao desgaste acentuado do esmalte dental e das restaurações com resinas compostas. Contudo, novos materiais são regularmente lançados no mercado, e a interação entre eles, assim como os seus efeitos, devem ser investigados. Objetivo: avaliar, in vitro, o efeito da escovação com dentifrícios clareadores sobre a rugosidade superficial de uma resina composta nanoparticulada. Material e Métodos: foram confeccionados 40 corpos-de-prova em resina composta (Filtek Z350XT, 3M ESPE), medindo 0,8mm de diâmetro e 0,2mm de espessura. Em seguida, os corpos-de-prova foram fixados na máquina de escovação e submetidos ao efeito individual de quatro dentifrícios clareadores, simulando um período de seis meses de aplicação. A rugosidade superficial (Ra) foi avaliada em dois momentos, antes e após a escovação, sendo que cada corpo de prova funcionou como o seu próprio controle.  Resultados: as médias dos valores obtidos foram tabuladas e submetidas ao teste estatístico ANOVA One Way, não apresentando diferença estatisticamente significante entre os grupos. Conclusão: nas condições em que foram realizados os ensaios, os dentifrícios clareadores avaliados in vitro revelaram graus de abrasividade semelhantes sobre a resina composta nanopartícula testada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Cardoso da Matta, UFBA

Doutoranda do Programa Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS, UFBA.

Iris Durães

Professor Titular de Bioquímica
Oral. Docente do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. ICS, UFBA

Roberto Paulo Correia Araújo

Professor Titular de Bioquímica Oral. Docente do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. ICS, UFBA.

Paula Mathias de Morais Canedo

Professora Associada de Dentística da Faculdade de Odontologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. ICS, UFBA.

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Matta, M. C. da, Durães, I., Araújo, R. P. C., & Canedo, P. M. de M. (2015). Efeito de dentifrícios clareadores na rugosidade superficial de resina composta nanoparticulada. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(3), 400–405. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14982

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)