Impacto do tratamento periodontal não-cirúrgico nos níveis plasmáticos da proteína c-Reativa em pacientes com periodontite crônica: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.12249Palavras-chave:
Periodontite crônica. Proteína C-reativa. Periodontite /Tratamento.Resumo
Introdução: desde que foi demostrado que a periodontite é capaz de induzir o aumento dos níveis da proteína C-reativa (CRP),estudos têm buscado demonstrar o impacto do tratamento periodontal nos níveis da CRP, mas com resultados inconsistentes.Objetivo: desse artigo foi avaliar o impacto do tratamento periodontal nos níveis da CRP em indivíduos com periodontite crônica (PC). Metodologia: buscas foram realizadas em bases de dados nacionais e internacionais até fevereiro 2014. Os parâmetros avaliados foram: parâmetros periodontais (profundidade de sondagem, nível de inserção, índice de placa e sangramento à sondagem, quantidade de sítios avaliados por dente); tempo de reavaliação após o tratamento periodontal, fatores de exclusão e prescrição de antibióticos. Resultados: foram selecionados 7 estudos caso-controles sobre o impacto do tratamento periodontal nos níveis da CRP. Os estudos são bastante heterogêneos em relação aos parâmetros avaliados, mas observa-se uma melhor padronização metodológica nos estudos mais recentes. Com exceção de dois estudos que não mostraram influência do tratamento periodontal nos níveis da CRP, os outros cinco estudos selecionados demostraram um efeito positivo do tratamento periodontal nos níveis séricos de CRP. Conclusão: os resultados dos estudos selecionados sugerem uma influência do tratamento periodontal não-cirúrgico nos níveis plasmáticos da proteína C-reativa em pacientes com PC. Apesar de entusiasmantes, até o momento, esses resultados não podem ser extrapolados. Estudos longitudinais bem controlados, com amostras representativas e com parâmetros de avaliação semelhantes são necessários para que conclusões sejam determinadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.