Tendência da incidência e características epidemiológicas da leishmaniose visceral em cidade do nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.53517

Palavras-chave:

Leishmaniose Visceral, Serviços de Vigilância Epidemiológica, Perfil Epidemiológico, Vigilância em Saúde Pública

Resumo

Objetivo: determinar a tendência da incidência e descrever características epidemiológicas dos casos de leishmaniose visceral em Imperatriz – MA no período de 2011 a 2020. Metodologia: estudo observacional descritivo transversal, realizado a partir das notificações compulsórias de casos novos da doença disponíveis via DATASUS. Foram calculados os coeficientes de incidência a cada ano e a análise de tendência foi processada por meio de regressões de Prais-Winsten. As variáveis epidemiológicas foram tratadas por meio da estatistica descritiva. Resultados: Observou-se tendencia estável da incidência, com predomínio dos casos em indivíduos do sexo masculino, faixa etária de 1 a 4 anos, pardos, em idade não escolar, residentes na zona urbana, diagnosticados laboratorialmente, não coinfectados LV/HIV e que evoluíram para a cura. Conclusão: tais achados denotam a importância de programas de vigilância e prevenção direcionadas às populações vulneráveis e capacitação dos profissionais de saúde quanto à notificação, diagnóstico e
tratamento da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequiel Almeida Barros, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Enfermagem na Universidade Federal Do Maranhão - CCSST (Imperatriz - MA). Pesquisador da área de saúde mental - FAPEMA (UFMA, Imperatriz, 2022-2023). Pesquisador da área de saúde materno-infantil - FAPEMA (UFMA, Imperatriz, 2022-2023). Presidente da Liga de Atenção à Saúde Mental - LASAM (UFMA, Imperatriz, 2022). Membro Ligante da Liga de Estética e Cosmiatria em Enfermagem - LIACE (UFMA, Imperatriz, 2022). Monitor da disciplina Fundamentos de Saúde Coletiva (UFMA, Imperatriz, 2022-2023). Monitor da disciplina Anatomia Humana (UFMA, Imperatriz 2021 - 2022). Monitor da disciplina de Genética e Embriologia (UFMA, Imperatriz, 2022-2022). Voluntário do projeto Enfermeiros do Riso (UFMA, Imperatriz, 2021-2021).

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)(2015), Mestre em Liderança pela Universidade de Santo Amaro-UNISA (2005), Especialista em Metodologias Ativas (UNASP - 2020), Especialista em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA - 2015), Especialista em Educação a Distância (FAR - 2012), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA - 2011), Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (INESUL - 2009), Especialista em Saúde Pública: Saúde da Família (UFMA - 2003), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA - 2000), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (1982). Com atuação profissional na área hospitalar, na Atenção Básica e no Magistério. Áreas de atuação em Saúde Materno-infantil e Saúde pública. Atuou como Enfermeira no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz - MA por 22 anos. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - CCSST. Atua na Graduação em Enfermagem e na Pós-graduação no Mestrado em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA) Orientador de Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq, FAPEMA e Voluntário). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Saude Pública da UFMA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3243272625210360).

Lívia Fernanda Siqueira Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade CEUMA e Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Saúde e Tecnologia (UFMA). Tem experiência na área de Hospitalar como Enfermeira Assistencialista, tendo atuado em Hospital Geral/Urgência/Emergência(Hospital Municipal de Imperatriz) e na Atenção Primária à Saúde como membro da Estratégia Saúde da Família dos municípios de Amarante-MA e Imperatriz-MA. Possui ainda experiência didática como docente do Curso de Técnico em Enfermagem. Atualmente é Enfermeira do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz-MA e realiza pesquisas nas áreas de saúde pública, epidemiologia, análise espacial, aleitamento materno e avaliação dos serviços de saúde.

Leonardo Hunaldo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Diretor geral da UFMA campus de Imperatriz-MA. Professor Associado I do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com ênfase em Biologia e Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, onde também faz parte do Programa de Mestrado em Saúde e Tecnologia. Atuou como Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMA (São Luís-MA). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mestre e Doutor em Zootecnia com ênfase em Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em Metodologia da Pesquisa Científica e Análise Estatística Aplicada. Atua em projetos de pesquisa nos seguintes temas: Genética, Melhoramento Genético, Bioestatística, Epidemiologia, Planejamento Experimental e Educação. Possui experiência em Ensino, tendo atuado nos níveis Fundamental, Pré-Vestibular, Técnico e Superior.

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade Católica de Goiás (UCG-GO). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira- FAR, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/NEAD, Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica - SBCC e Saúde da Família pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Licenciatura ( Esquema I - Formação Pedagógica de Docentes) em Química/Biologia pelo CEFET/UNEDI. Graduado em Farmácia e Habilitado em Análises Clínicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui experiência nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Assistência Farmacêutica, Diagnóstico Laboratorial e EAD. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB e Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atualmente é Bolsista de Produtividade da FAPEMA (Jovem Doutor), Professor Associado I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - CCSST Imperatriz-MA, Professor Permanente dos Cursos de Pós Graduação em Enfermagem (PGENF/UFMA - Mestrado) e Pós Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST/UFMA - Mestrado) , Coordenador de Projeto de Pesquisa financiado pela FAPEMA, Orientador de Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq, FAPEMA e Voluntário). É membro do Grupo de Altos Estudos de Avaliação de Processos e Práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem (GAAPS) da EERP/USP e do Grupo de Estudos sobre os Cuidados de Enfermagem Sistematizados (GECES) do CCSST/UFMA.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Almeida Barros, E., Stabnow Santos, F., Maia Pascal, L., Siqueira Santos, L. F., dos Santos, L. H., & Santos Neto, M. (2023). Tendência da incidência e características epidemiológicas da leishmaniose visceral em cidade do nordeste do Brasil. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(4), 744–748. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.53517