SEDIMENTAÇÃO ATUAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COM ÊNFASE NOS COMPONENTES BIOGÊNICOS

Autores

  • Carolina de Almeida Poggio Universidade Federal da Bahia
  • José Maria Landim Dominguez Universidade Federal da Bahia
  • Paulo de Oliveira Mafalda Junior Universidade Federal da Bahia
  • Orane Falcão de Souza Alves Universidade Federal da Bahia
  • Facelúcia Barros Côrtes Souza Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

ambientes sedimentares, componentes biogênicos, Bahia

Resumo

O presente estudo propôs caracterizar o ambiente sedimentar atual da BTS com base na comparação dos componentes biogênicos dos sedimentos amostrados em 1974 e em 1997. Os resultados mostraram que os biogênicos identificados foram praticamente os mesmos na fração cascalho e na areia em ambas as amostragens. Entretanto, foram verificadas diferenças significativas nas médias percentuais de alguns biogênicos entre as amostras da fração areia. Os fragmentos de vegetais, por exemplo, apresentaram média percentual aproximadamente quatro vezes maior nas amostras de 1997 em relação às de 1974. Organismos produtores de sedimentos, típicos consumidores de detritos, como os ostracodes e crustáceos, também apresentaram médias percentuais maiores significativamente nas amostras de 1997. Estes resultados sugerem que a BTS parece estar passando por uma nova fase ambiental e mudanças estão sendo registradas nos seus sedimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Almeida Poggio, Universidade Federal da Bahia

Bióloga, aluna do curso de Pós-Graduação em Geologia (Doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

José Maria Landim Dominguez, Universidade Federal da Bahia

Geólogo, Doutor em Geologia Marinha. Professor Titular do Departamento de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

Paulo de Oliveira Mafalda Junior, Universidade Federal da Bahia

Oceanógrafo, Doutor em Oceanografia Biológica. Professor Associado do Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

Orane Falcão de Souza Alves, Universidade Federal da Bahia

Bióloga, Doutora em Geografia. Professor Adjunto do Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

Facelúcia Barros Côrtes Souza, Universidade Federal da Bahia

Bióloga, Doutora em Oceanografia. Museu de Zoologia (Curador), Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Poggio, C. de A., Dominguez, J. M. L., Mafalda Junior, P. de O., Alves, O. F. de S., & Souza, F. B. C. (2013). SEDIMENTAÇÃO ATUAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COM ÊNFASE NOS COMPONENTES BIOGÊNICOS. Cadernos De Geociências, 10(2), 108–115. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/8178

Edição

Seção

Geografia Física