DINÂMICAS HIDROCLIMÁTICAS: MUNÍCIPIO DE SÃO MIGUEL DO ALEIXO, SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.9771/geocad.v20i0.71262Palavras-chave:
Chuvas, Impactos socioambientais, InundaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as dinâmicas hidroclimática no município de São Miguel do Aleixo/Sergipe e como afeta a sua população em suas diferentes atividades. A relevância deste estudo reside na análise dos efeitos dos eventos hidroclimáticos sobre o munícipio, que tem gerado problemas socioambientais enfrentados pela população local. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem sistêmico, proposto por Bertalanffy (1968). Trata-se de uma análise quali-quantitativa, fundamentada na pesquisa bibliográfica e dados pluviométricos. Produziu-se gráficos, tabelas, quadros, mapas elaborados no QGIS, permitindo uma visualização detalhada dos dados. Como resultado, foram observadas variações significativas nos padrões pluviométricos a partir da tabela histórica de pluviosidade de 2003 a 2023. Conclui-se que a inviabilização do acesso ao município que ligam São Miguel do Aleixo à Feira Nova, Sergipe, acidentes com vítimas fatais, com isso, a região sofre com inundações constantes pela falta de investimentos em infraestrutura.
Downloads
Referências
BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global: Esboço Metodológico. Cadernos de Ciências da Terra, Vol. 13, São Paulo, IGEUSP, 1969.
CASTELHANO, Francisco Jablinski; PINTO, Josefa Eliane Santana de Siqueira. Tendências e alterações climáticas no Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Revista do Departamento de Geografia- USP, São Paulo, 2021.
COELHO, André Luis de Souza. Eventos hidroclimáticos extremos nas cabeceiras da Bacia do Rio Paraíba do Sul, São Paulo. 2019.72 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019
COSTA, Claudiane da. ANDRADE, Aparecido Ribeiro de. Alagamentos, enxurradas, inundações e tendências de extremos de precipitação nos médios e baixo cursos da bacia do Rio Iguaçu. Revista Brasileira de Climatologia, Dourados, MS, v. 36, Jan/ Jun. 2025.
EMDAGRO. Série de Informações Básicas Municipais: 2018 a 2022. Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe. Disponível em: https://emdagro.se.gov.br. Acesso em: 21 abr. 2025.
MENDONÇA, Francisco. Riscos, vulnerabilidades e resiliência socioambientais urbanos: inovações na análise geográfica. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 01, p. 111-118, 2011.
MONTEIRO, CA de F. O estudo geográfico do clima. Cadernos Geográficos, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 7-72, 1999.
Von Bertalanffy, Ludwig. General system theory. New York, George Brazilier, 1968. p. 38.