O ACESSO E DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DAS ÁGUAS NO PERÍMETRO IRRIGADO RIBEIRA-SE

Autores

  • Edson Santos Vieira Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Vitória Ribeiro Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Daniel Almeida da Silva Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0003-2265-4016
  • Anderson Kauã Santos Cardoso Universidade Federal de Sergipe
  • Laélcio da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.9771/geocad.v20i0.71259

Palavras-chave:

Água; Conflitos; Distribuição; Irrigação; políticas públicas.

Resumo

O Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, localizado em Sergipe administrado pela CODERSE, foi criado em 1987 como política pública estadual para minimizar problemas de escassez hídrica e fortalecer a agricultura em uma área de transição do agreste, marcada pelo baixo índice de chuvas. Abrangendo 1.970 hectares, sendo 650 irrigados, o projeto beneficia cerca de 4.660 pessoas e abastece os municípios de Itabaiana e Areia Branca-SE, além de fornecer hortaliças para mercados locais, e interestaduais. Apesar da Lei 9.433/97 estabelecer a água como recurso a ser distribuído de forma justa, o sistema enfrenta problemas decorrentes de manutenção e gestão. A distribuição da água no perímetro ocorre por turnos de quatro horas diárias por lote, mas irrigantes apontam tempo insuficiente, gerando desvios ilegais que prejudicam outros produtores, sobretudo os localizados distantes da estação de bombeamento. O estudo, com abordagem qualitativa, destaca a necessidade de fiscalização mais severa e políticas públicas que garantam acesso igualitário desse bem natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Vitória Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe

Daniel Almeida da Silva , Universidade Federal de Sergipe

professor Daniel Almeida da Silva possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor Associado das matérias de Ensino Geografia Física e Ensino de Geografia do curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana. É líder de Grupo de Estudo Águas, Espaço e Sociedade / GEASE. Coordena o Projeto de Iniciação à Docência, PIBID. Desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de Ensino de Geografia - em especial na formação de professores no Agreste Sergipano - , Hidrogeografia, Geomorfologia e Recursos Hídricos.

Anderson Kauã Santos Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe

Laélcio da Silva Filho

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA. Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil atualiza informações sobre águas do País. Gov.br, 2 fev. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/relatorio-conjuntura-dos-recursos-hidricos-no-brasil-atualiza-informacoes-sobre-aguas-do-pais. Acesso em: 27 nov. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos, Brasília, DF.

CODERSE. Perímetro Irrigado Poção da Ribeira — Itabaiana/SE. Disponível em: https://coderse.se.gov.br/perimetros/perimetros-irrigados/perimetro-irrigado-pocao-da-ribeira-itabaiana-se/. Acesso em: 20 set. 2025.

CONFLITOS no Campo Brasil 2010 / CPT; organização seleção: Antônio Canuto, Cássia Regina da Silva Luz, IsoleteWichinieski – Goiânia: CPT, 2011.184p. Vários autores. Indexado em GeoDados - http://www.geodados.uem.br.

COSTA, L.M. Dimensão geoambiental e política dos recursos hídricos no povoado Ribeira: estudo no município de Itabaiana- SE. SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 12., 2018, União da Geomorfologia Brasileira, 2018. Disponível em: https://www.sinageo.org.br/2018/trabalhos/8/8-221-2092.html. Acesso em: 25 nov. 2025.

FARRAPEIRA, Rafael de Oliveira. Uso e eficiência da água no perímetro irrigado de Poção da Ribeira em Itabaiana/SE. 2017.

RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia Política da Água. 1. Ed: São Paulo: Annablume, 2008.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Santos Vieira, E., Ribeiro Ferreira, C. V., Almeida da Silva , D. ., Santos Cardoso, A. K., & da Silva Filho, L. (2026). O ACESSO E DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DAS ÁGUAS NO PERÍMETRO IRRIGADO RIBEIRA-SE. Cadernos De Geociências, 20(01). https://doi.org/10.9771/geocad.v20i0.71259