O ACESSO E DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DAS ÁGUAS NO PERÍMETRO IRRIGADO RIBEIRA-SE
DOI:
https://doi.org/10.9771/geocad.v20i0.71259Palavras-chave:
Água; Conflitos; Distribuição; Irrigação; políticas públicas.Resumo
O Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, localizado em Sergipe administrado pela CODERSE, foi criado em 1987 como política pública estadual para minimizar problemas de escassez hídrica e fortalecer a agricultura em uma área de transição do agreste, marcada pelo baixo índice de chuvas. Abrangendo 1.970 hectares, sendo 650 irrigados, o projeto beneficia cerca de 4.660 pessoas e abastece os municípios de Itabaiana e Areia Branca-SE, além de fornecer hortaliças para mercados locais, e interestaduais. Apesar da Lei 9.433/97 estabelecer a água como recurso a ser distribuído de forma justa, o sistema enfrenta problemas decorrentes de manutenção e gestão. A distribuição da água no perímetro ocorre por turnos de quatro horas diárias por lote, mas irrigantes apontam tempo insuficiente, gerando desvios ilegais que prejudicam outros produtores, sobretudo os localizados distantes da estação de bombeamento. O estudo, com abordagem qualitativa, destaca a necessidade de fiscalização mais severa e políticas públicas que garantam acesso igualitário desse bem natural.
Downloads
Referências
BRASIL. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA. Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil atualiza informações sobre águas do País. Gov.br, 2 fev. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/relatorio-conjuntura-dos-recursos-hidricos-no-brasil-atualiza-informacoes-sobre-aguas-do-pais. Acesso em: 27 nov. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos, Brasília, DF.
CODERSE. Perímetro Irrigado Poção da Ribeira — Itabaiana/SE. Disponível em: https://coderse.se.gov.br/perimetros/perimetros-irrigados/perimetro-irrigado-pocao-da-ribeira-itabaiana-se/. Acesso em: 20 set. 2025.
CONFLITOS no Campo Brasil 2010 / CPT; organização seleção: Antônio Canuto, Cássia Regina da Silva Luz, IsoleteWichinieski – Goiânia: CPT, 2011.184p. Vários autores. Indexado em GeoDados - http://www.geodados.uem.br.
COSTA, L.M. Dimensão geoambiental e política dos recursos hídricos no povoado Ribeira: estudo no município de Itabaiana- SE. SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 12., 2018, União da Geomorfologia Brasileira, 2018. Disponível em: https://www.sinageo.org.br/2018/trabalhos/8/8-221-2092.html. Acesso em: 25 nov. 2025.
FARRAPEIRA, Rafael de Oliveira. Uso e eficiência da água no perímetro irrigado de Poção da Ribeira em Itabaiana/SE. 2017.
RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia Política da Água. 1. Ed: São Paulo: Annablume, 2008.