ESPECTROGRAFIA DE EMISSÃO ÓPTICA VERSUS ESPECTROGRAFIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA NA DETERMINAÇÃO DE METAIS TRAÇOS EM SEDIMENTOS DE CORRENTE.

Autores

  • Pedro de Alcântara Rangel Instituto de Geociências - UFBA
  • Joil Jose Celino Instituto de Geociências - UFBA

Palavras-chave:

Estatística Multivariada, metais, sedimentos, espectrografia de emissão óptica, espectrografia de absorção atômica.

Resumo

Técnicas de estatística multivariada foram aplicadas a um conjunto de dados geoquímicos composto de 634 amostras de sedimentos de corrente, coletados em uma área semi-árida de cerca de 3000km2 no Estado da Bahia, Brasil. A Fração menor de 80 mesh de todo o conjunto de dados e 108 amostras da fração de minerais pesada foram analisados ​​por espectrografia de emissão óptica e espectrografia de absorção atômica. A análise de agrupamento hierárquico foi aplicada em busca de associações estatísticas dos elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro de Alcântara Rangel, Instituto de Geociências - UFBA

Geólogo aposentado da CBPM, mestre em gequímica e meio ambiente pela UFBa.

Joil Jose Celino, Instituto de Geociências - UFBA

graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Geociências pela Universidade Federal da Bahia (1991), especialização em Ensino de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Geologia Regional pela Universidade de Brasília (1999), pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental - Remediação de Solos e Águas Subterrâneas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geociências e Engenharia Ambiental, com ênfase em Geoquímica e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica do petróleo, geoquímica inorgânica, geoestatística, avaliação de riscos ambientais, remediação e recuperação de áreas impactadas por atividades petrolíferas e ensino das geociências.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

Rangel, P. de A., & Celino, J. J. (2013). ESPECTROGRAFIA DE EMISSÃO ÓPTICA VERSUS ESPECTROGRAFIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA NA DETERMINAÇÃO DE METAIS TRAÇOS EM SEDIMENTOS DE CORRENTE. Cadernos De Geociências, 10(1), 60–75. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/6945

Edição

Seção

Geografia Física