ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE POLUIÇÃO POR PLÁSTICO NA PRAIA DE ITAQUITANDUVA-SP, BRASIL

Autores

  • Gerson Fernandino UFBA

Palavras-chave:

lixo marinho, resíduos sólidos, lixo de praia, Clean-Coast Index, praia de Itaquitanduva

Resumo

Áreas costeiras são consideradas foco primordial no alerta, identificação e mitigação de hotspots de acúmulo de lixo marinho. Diversas são as metodologias que abordam o lixo marinho. Entretanto não há metodologia padronizada, dificultando a comparação entre resultados encontrados no mundo todo. O Clean-Coast Index – CCI – foi criado para suprir a necessidade de uma metodologia para determinar o quão suja uma praia está. No total, foram cinco pontos amostrais distribuídos ao longo da praia. O presente estudo considerou dois tipos de cálculos para determinar a quantidade de itens por área amostrada: o Índice Geral (IG) e o CCI. A maior concentração de lixo foi 3,18 itens m-² e a menor, de 0,51 itens m-2. Do total de itens, 82,16% foram plásticos e os 17,84% restantes corresponderam à somatória de todos os outros materiais amostrados. A substituição do IG pelo CCI se mostrou viável, funcionando como um eficiente instrumento de gerenciamento costeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Fernandino, UFBA

Oceanógrafo, mestrando em Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar IGEO/UFBA. Atua na área de poluição marinha, gestão litorânea e dinâmica costeira.

Downloads

Publicado

2012-11-28

Como Citar

Fernandino, G. (2012). ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DE POLUIÇÃO POR PLÁSTICO NA PRAIA DE ITAQUITANDUVA-SP, BRASIL. Cadernos De Geociências, 9(2), 121–124. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/6546

Edição

Seção

Geografia Física