INTERVENÇÕES SOCIOESPACIAIS NO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACANOEIRA (BHRI) – ILHÉUS/BA.
RIO ITACANOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.9771/geocad.v18i0.56146Palavras-chave:
Lançamento de esgotos, Função ecológica, Mangues, Bacia hidrográficaResumo
As bacias hidrográficas se constituem em uma importante área de estudo para mensurar as intervenções socioespaciais. Assim, esta pesquisa teve como dimensão espacial a bacia hidrográfica do rio Itacanoeira, que fica localizada ao norte do município de Ilhéus/BA. O objetivo foi produzir material cartográfico da bacia, bem como identificar as principais intervenções socioespaciais no seu baixo curso. O material cartográfico foi produzido a partir de imagens de satélite do CIBERS, fornecidas pelo INPE e de shapefiles fornecidos pelo IBGE, que, a partir do Quantum GIS, serviram de base para a delimitação da bacia e constituição da rede de drenagem. Também foi realizado registro fotográfico. Além da produção do mapa da área, os dados permitiram concluir que ao longo da Rua do Mosquito e Avenida Princesa Isabel e bairros do Jardim Savóia e Teotônio Vilela, ocorre o lançamento de esgotos domésticos e aterro de áreas de mangues.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A.C.; MORAES, M. E. B. . Análise do processo de ocupação do manguezal no Bairro Teotônio Vilela - Ilhéus (Bahia). In: I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2009, Salvador. 2009: I Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. Vitória da Conquista (Bahia): Editora UESB, 2009. v. 1. p. 1-4.
AMORIM, Raul Reis et al. Estratificação de ambientes como ferramenta no estudo das unidades de paisagem: o cenário do município de Ilhéus-Bahia. Caminhos de Geografia, v. 11, n. 35, Uberlândia, 2010.
ANDRADE, Maia Palma. Ilhéus: passado e presente. 2. ed. Ilhéus: Editus, 2003.
AZEVEDO, A. Brasil - A terra e o homem. V. 1. As bases físicas. 2. ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1972.
CEPLAB. Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia. Recursos Naturais 1. Governo Estadual da Bahia, Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia. Salvador: Poligraf Editora Gráfica Ltda, 1979.
FIDELMAN, P. I. J. Impactos ambientais: manguezais da zona urbana de Ilhéus (Bahia, Brasil). In: CONGRESSO LATINOAMERICANO SOBRE CIÊNCIAS DEL MAR, 8., Trujillo, Peru. Anais… Trujillo: COLACMAR, 1999. p. 843-844.
IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.
INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Geração de imagens. Disponível em: <http://www.dgi.inpe.br/>. Acesso em: 10 de agosto de 2022.
LEMOS, R. M. Manguezais De Ilhéus: O Destino é virar bairro. Disponível em: . Acesso em: 08 de junho de 2023.
SANTOS, Débora Alves dos; MATOS, Thailane de Jesus. Qualidade e quantidade das águas do rio Iguape em Ilhéus (BA). Monografia. Universidade Estadual de Santa Cruz, 2014.
SEI. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Diagnóstico socioambiental do Litoral Sul da Bahia. Salvador: SEI, 1998.
SENA, Nathalie Cruz et al. A compartimentação geomorfológica para análise da paisagem: estudo de caso no município de Ilhéus, Bahia – Brasil. In: 14º Encontro de Geógrafos da América Latina, Lima, 2013.
VEIGA, J. E. Meio ambiente e desenvolvimento. 4. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.zeeli.pro.br/wp-content/uploads/2023/01/2012-Veiga-MEIO-AMBIENTE-4aed1.pdf>. Acesso em 06 de junho de 2023.