PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIA GEOFÍSICA COMO PARTE DO PROTOCOLO DE INSTALAÇÃO/EXPANSÃO DE ATERROS PARA A PROTEÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
PROTEÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/geocad.v18i0.55943Palavras-chave:
saneamento básico, aterros sanitários, geofísica aplicada ao meio ambiente, marco do saneamento, contaminantesResumo
Propomos através de contextualização teórica e conceitual que o emprego de levantamento geofísico seja parte do protocolo de implantação ou expansão de aterros sanitários. Para tanto, correlacionamos os riscos ao meio ambiente subterrâneo, com suas características propriedades hidráulicas das rochas de tipos de aquíferos e ilustramos a aplicabilidade dos conhecimentos apresentados com a discussão de um estudo de caso com a implementação do método da eletrorresistividade para expansão de aterro sanitário em Salvador- BA. O estudo indicou a melhor direção, e extensão vertical e horizontal para a instalação de um ou mais novas cavas.
Downloads
Referências
ALVES, D. N. O. Mapeamento Geológico de Detalhe e Petrografia dos Litotipos do Jardim de Alah, Salvador-Bahia. Trabalho Final de Graduação em Geologia – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
BRAGA, Antonio Celso de Oliveira. Métodos Geolétricos em Hidrogeologia. 1.ed. São Paulo. Oficina de Textos, 2016. 140 p.
CORWIN, R. F., 1990, The self-potential method for environmental and engineering applications. In: Ward, S. H., Geotechnical and environmental geophysics, Soc. of Exploration Geophysicists, V. I, 127-145.
CUSTÓDIO, E. & LLAMAS, R. 1981. Hidrologia Subterrânea. Volumes 1 e 2. Ed. Omega. Barcelona.
DOBRIN, M.B., E SAVIT, C.H., 1988, Introduction to Geophysical Prospecting, McGraw-Hill Book Company.
FEITOSA, F. et al (Editores), 2008. Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações. 3 Ed. CPRM. Rio de Janeiro, 812p.
HELENE, L.P.I (2019). Dinâmica da Geração e fluxo de chorume em Aterro Sanitário de pequeno porte a partir de monitoramento geofísico. Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista– UNESP, São Paulo, 112p.
KELLER, G. V. AND FRISCHKNECHT, F. C., 1966, Electrical methods in geophysical prospecting. Pergamon Press.
LIMA, Olivar AL de. Propriedades Físicas das Rochas–bases da geofísica aplicada. Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf)-Rio de Janeiro, 2014.
NARZETTI, Daniel Antonio. Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, Brasilia, DF: ENAP, 2021, 63 p.
OBLADEN, N. L.; OBLADEN, NTR; BARROS, KR de. Guia para Elaboração de Projetos de Aterros Sanitários para Resíduos Sólidos Urbanos, Volume II. Curitiba: CREA-PR, 2009.
OLIVEIRA, Kaynã de, Jornal da USP, 2020, Fim dos lixões é adiado por falta de comprometimento dos municípios, publicado em 14 de agosto de 2020. São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/fim-dos-lixoes-e-adiado-por-falta-de-compromisso-dos-municipios/. Acesso em: 16 ago 2022.
PEREIRA, Caio. SONDAGEM SPT: O que é e como é feito esse ensaio. in: Escola Engenharia. Disponível em https://www.escolaengenharia.com.br/sondagem-spt/ . Acesso em 25 de março de 2023.
SANTOS, C. B. Caracterização do impacto na qualidade das águas subterrâneas, causado pela disposição dos resíduos sólidos urbanos no aterro municipal da cidade de Feira de Santana – Ba, 2004. 188f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
TELFORD, W. M., GELDART, L. P., SHERIFF, R. E. E KEYS, D. A., 1978, Applied geophysics. Cambridge University Press.
TUCCI, C.E.M. 2003. Hidrologia: Ciência e Aplicação, vol. 4, Editora da UFRGS /ABRH.
WARD, S. H., 1990, Resistivity and induced polarization methods. In: Ward, S. H., Geotechnical and environmental geophysics, Soc. of Exploration Geophysicists, V. I, 147-189.