DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE METAIS TRAÇO NO MUNICÍPIO DE MADRE DE DEUS, BAHIA

Autores

  • Henrique César Pereira Assumpção UFBA
  • Gisele Mara Hadlich UFBA
  • José Martin Ucha IFBA

Palavras-chave:

manguezal, apicum, krigagem ordinária, metais traço

Resumo

O objetivo deste trabalho é representar espacialmente a distribuição de metais traço em solos de encosta, apicuns e manguezais no município de Madre de Deus, utilizando técnicas geoestatísticas. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa envolveu além da revisão de literatura, a obtenção de dados de metais traço (Cu, Zn, e Cr) extraídos parcialmente de amostras superficiais de solos e de sedimentos coletados em campo. Também foram determinados o pH e a salinidade. Para cada variável foram geradas isolinhas sobre uma imagem da porção norte do município de Madre de Deus, facilitando assim a observação das concentrações dos elementos analisados sobre a área de estudo. Observou-se que a localidade onde está inserida a Fábrica de Asfalto possui maiores valores de metais traço nos solos, bem como nos manguezais, o que pode estar associado também à circulação da água na foz do rio Subaé. Verificou-se que a krigagem ordinária é eficaz na espacialização de dados geoquímicos em diferentes ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Mara Hadlich, UFBA

Eng. Agrônoma, Dra. em Geografia. Professora Adjunto do Depto. de Geoquímica - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia - DGq/IGEO/UFBA.

Downloads

Como Citar

Assumpção, H. C. P., Hadlich, G. M., & Ucha, J. M. (2011). DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE METAIS TRAÇO NO MUNICÍPIO DE MADRE DE DEUS, BAHIA. Cadernos De Geociências, 8(2), 71–81. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/5544

Edição

Seção

Geografia Física