GEOQUÍMICA DOS SEDIMENTOS DE MANGUEZAIS DO ESTUÁRIO DO RIO SAUÍPE, LITORAL NORTE DA BAHIA, BRASIL.

Autores

  • Daniela Reitermajer Centro de Estudos Socioambientais.
  • Jefferson Cerqueira Viana Centro de Estudos Socioambientais.
  • Antônio Fernando de Souza Queiroz Instituto de Geociências
  • Joil José Celino Instituto de Geociências

Palavras-chave:

geoquímica, manguezal, metais traços, sedimento, Bahia

Resumo

Para a caracterização geoquímica de uma porção do litoral norte do Estado da Bahia, foco de grandes investimentos públicos e privados de incentivo ao turismo, foram delimitadas estações ao longo do rio Sauípe para a coleta de amostras de sedimento com o objetivo de analisar os elementos C, N, K, Mg, Ca, Na, Fe, Zn, Al, Mn, Cr, Cu, Cd e Pb, os teores de matéria orgânica e a granulometria. A partir dos estudos granulométricos, foi verificado que o sedimento do manguezal apresentou constituição mais arenosa que o esperado, o que pode vir a ser reflexo da erosão das margens do rio e assoreamento da região à montante. Do ponto de vista geoquímico, o manguezal do rio Sauípe foi classificado como dentro dos padrões de normalidade para manguezais do litoral norte da Bahia, não tendo sido evidenciados teores de metais traços ou nutrientes que indicassem poluição por fontes difusas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Reitermajer, Centro de Estudos Socioambientais.

Graduação em Ciências Biológicas, bacharelado em Recursos Ambientais pela Universidade Federal da Bahia (1996) e mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é bióloga atuando na área de consultoria para empresas da área ambiental e para a ONG PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais.

Jefferson Cerqueira Viana, Centro de Estudos Socioambientais.

Graduação em Ciências Biológcas Ecologia Recursos Ambientais pela Universidade Federal da Bahia (1996) e mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2001) . Atualmente é Biólogo do Centro de Estudos Socioambientais.

Antônio Fernando de Souza Queiroz, Instituto de Geociências

Graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1984), Mestrado em Geociências/Geoquímica de Manguezais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e Doutorado em Geologia/ Geoquímica do Meio Ambiente/Geoquímica de Manguezais pela Université Louis Pasteur de Strasbourg-França (1992). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geoquímica do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Joil José Celino, Instituto de Geociências

Graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Geociências pela Universidade Federal da Bahia (1991), especialização em Ensino de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Geologia Regional pela Universidade de Brasília (1999), pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental - Remediação de Solos e Águas Subterrâneas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor associado I do Departamento de Geologia e Geofisica Aplicada da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2011-12-16

Como Citar

Reitermajer, D., Viana, J. C., Queiroz, A. F. de S., & Celino, J. J. (2011). GEOQUÍMICA DOS SEDIMENTOS DE MANGUEZAIS DO ESTUÁRIO DO RIO SAUÍPE, LITORAL NORTE DA BAHIA, BRASIL. Cadernos De Geociências, 8(2), 99–106. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/4506

Edição

Seção

Geografia Física